Em acontecimento raro, cinco planetas e Lua se alinham nesta sexta-feira (24) Em acontecimento raro, Mercúrio, Vênus, Marte, Júpiter, Saturno e a Lua poderão ser vistos alinhados nesta sexta-feira (24). Para apreciar o fenômeno não é necessário utilizar um telescópio, embora possa ser difícil identificar todos os astros, alertaram especialistas. [. ] De acordo com o portal meteorológico, a última vez que os cinco planetas estiveram visíveis no céu noturno ao mesmo tempo foi há 18 anos, em 2004. Desta vez, se você perder o alinhamento, o fenômeno ocorrerá novamente em 2040 [. ]. Pela posição dos astros, será mais fácil encontrar Marte, Júpiter e Saturno — que estarão mais altos no céu. O mais difícil será Mercúrio, que fica mais próximo ao Sol e estará mais baixo no horizonte. A dica dos especialistas é usar o brilho de Vênus, o planeta ao seu lado, para localizá-lo. [. ] O objetivo desse texto é
Respostas
respondido por:
0
O objetivo deste texto é divulgar um acontecimento astronômico. No caso, um alinhamento planetário que seria observado no céu noturno. Trata-se de um texto jornalístico (gênero textual notícia), cumprindo função de divulgação científica.
O texto jornalístico e a divulgação científica
Podem ser observadas normas jornalísticas no texto reproduzido, o que indica que o texto pertence a este gênero textual:
- Título informativo sintetizando o texto.
- Informação mais relevante na primeira frase.
- Título com verbo no presente.
- Explicações para os termos técnicos.
- Atribuição de fontes (o texto cita especialistas).
Além de cumprir a função de divulgação científica, o texto também funciona como serviço ao leitor. No jargão jornalístico, "serviço" é como são chamadas matérias que trazem orientações.
- O texto traz alguns elementos injuntivos (instruções).
- Ensina o leitor a achar os planetas descritos.
Aprenda mais sobre divulgação científica aqui:
https://brainly.com.br/tarefa/44737203
#SPJ1
Perguntas similares
3 anos atrás
3 anos atrás
3 anos atrás
5 anos atrás
5 anos atrás
7 anos atrás
7 anos atrás
7 anos atrás