Apenas em 2001, já no século XXI, foi celebrado o Ano Interamericano da Infância e Adolescência. O que este ato ofereceu à sociedade mundial? Assinale a alternativa correta. A. Uma baixa autoestima para a criança. B. Alguns direitos da criança foram repensados. C. Impulsionou um protagonismo infantojuvenil. D. Não ofereceu nada para a sociedade, e sim para a criança. E. Freou o desenvolvimento do protagonismo infantil
Respostas
O Ano Interamericano da Infância e Adolescência ofereceu à sociedade mundial a promoção do protagonismo infantojuvenil. Alternativa C.
O protagonismo infantojuvenil
Convenções como o Ano Interamericano da Infância e Adolescência demonstram a preocupação de inúmeros setores sociais para com as particularidades dessas faixas etárias da vida humana, historicamente reduzidas ao patamar de pequenos adultos ou adultos em desenvolvimento, suprimindo etapas naturais de suas vidas em função do excesso de responsabilidades.
O protagonismo infantojuvenil é um conceito que eleva a importância da infância e da adolescência, onde os jovens são reconhecidos e tratados como tal, diferentes de adultos, mais imaturos, visto que estão enfrentando um intenso e conturbado processo de desenvolvimento.
Essa determinação visa convencer os adultos a tratarem com respeito e paciência tais especificidades, deixando as crianças e adolescentes crescerem no tempo certo.
Mais sobre o protagonismo infantojuvenil expresso em documentos como o ECA: brainly.com.br/tarefa/24067498
#SPJ4