• Matéria: Português
  • Autor: gabigomes7715
  • Perguntado 3 anos atrás

Fim de um sonho

Foi mesmo um sonho, mergulhado no qual vivi cerca de três meses, meu caro. Durante eles, sonhei dia e noite. De dia, então eu nada percebia com nitidez. A luz do Sol, dura e crua, me era estranha, feria-me, fazia-me mal. Discernia com dificuldade as fisionomias e as coisas. Eu me havia transformado em um animal noturno muito especial que só pode viver em luz elétrica. Só, sob incidência dessa luz artificial, é que o mundo das coisas e dos entes saía, para os meus olhos, da bruma, da caligem, da hesitação de formas; fora daí, houvesse o mais radiante Sol que houvesse, tudo era pastoso, turvo e mal tomavam corpo e figura as vidas e os objetos.
Erguia-me sempre tarde, porque me deitava alta madrugada. Vinha para casa em automóvel que o clube punha a minha disposição. Metia-me no quarto da pensão chique, que era hermeticamente fechado, como convém a essas pensões, e arejado astuciosamente pelo rodapé e pelo teto. Dormia até as três horas, tomava banho e almoçava quando os outros iam jantar. Saía à boca da noite, fazia horas pelos botequins até ir jantar num restaurante do centro e, depois, encaminhava-me para o clube, o lindo Incroyable-Club, decorado luxuosamente, com um luxo e gosto nem sempre de grande aprumo, mas que a profusão de luz elétrica, derramada aos jorros, fazia suntuoso e maravilhoso que nem um palácio de Mil e uma Noites.
[...]

BARRETO, Lima. Fim de um sonho. Em: Contos. Rio de Janeiro: Fundação Biblioteca Nacional, s.d. p. 31. Disponível em: ;. Acesso em: 2 out. 2020.

Glossário
Caligem: nevoeiro denso; obscuridade, escuridão, trevas.
Hermético: de modo que não entre ar.
Aprumo: elegância.

No texto, o narrador afirma que

Escolha uma opção:

A.
pagava pelo veículo do clube que o levava à pensão.


B.
costumava jantar num restaurante no centro da cidade.


C.
estava hospedado em um quarto de pensão desconfortável.


D.
transformou-se em um animal noturno que só vivia à luz da Lua.


E.
almoçava regularmente na companhia dos demais hóspedes da pensão.

Respostas

respondido por: maysamr7712926
1

Resposta:

issletra

Explicação:


clarissefranca443: que letra é?
carolinejessica954: Né isso ???
respondido por: liizzo
1

Após ler este trecho do conto Fim de um sonho de Lima Barreto e analisar as alternativas da questão, podemos observar que a única correta é a alternativa B, quando o narrador afirma que jantava em um restaurante no centro da cidade, conforme o exposto no conto.

Interpretação de texto do conto

Vamos encontrar frases no texto para interpretar as alternativas da questão:

  • A - "Vinha para casa em automóvel que o clube punha a minha disposição" - logo, se o veículo estava à sua disposição, não era necessário pagar.
  • B - "fazia horas pelos botequins até ir jantar num restaurante do centro" - conforme escrito nesta alternativa
  • C - "Metia-me no quarto da pensão chique [...] e arejado astuciosamente" - menciona apenas adjetivos positivos para o quarto, não o acha desconfortável.
  • D - "só pode viver em luz elétrica. Só, sob incidência dessa luz artificial" - vivia sob luz elétrica, não sob a luz da Lua.
  • E - "almoçava quando os outros iam jantar." - almoçava em horários alternativos, não com os outros hóspedes.


Ao analisarmos todas as alternativas da questão, conseguimos achar frases no texto que mostram que estão incorretas, exceto a letra B.

Para saber mais sobre interpretação de textos veja:
https://brainly.com.br/tarefa/20529241

#SPJ2



Perguntas similares