Leia o texto abaixo.
Luzes
Uma noite, cerca de três anos atrás, eu acordei sozinha no meu quarto com a luz do banheiro principal piscando. Isso nunca tinha acontecido antes. O meu marido tinha ficado acordado até tarde para ler na sala de estar, de modo a não perturbar o meu sono.
Eu fui para o banheiro e tentei desligar a luz, que não respondeu. O interruptor de luz é um interruptor do tipo que não tem um interruptor móvel, mas em vez disso ele responde pelo toque. Se você tocar nele, ele liga ou desliga, dependendo da intensidade. Em outras palavras, se a luz estiver apagada e você tocar no interruptor rapidamente uma vez, a luz acende. [...]
Eu não conseguia regular a luz, não importa o quanto eu tentava mover o dedo ao longo da barra ou tocar no botão, por isso eu pensei que talvez nós estivéssemos tendo algum problema de energia e fui para fora do quarto investigar.
A primeira coisa que notei quando eu abri a porta do quarto foi uma luz fraca constante vindo da sala de estar. Então, eu pensei em chamar o meu marido para vir e verificar a luz do banheiro. Quando cheguei à sala de estar, eu vi que ele tinha adormecido no sofá enquanto lia. Notei também que era possível ver a luz do banheiro se espalhando pelo corredor e parecia muito mais brilhante do que eu pensava que poderia ser.
Tentei acordar o meu marido, mas ele estava realmente adormecido. As luzes ainda estavam oscilando em grande intensidade, mas foi mais rápido do que quando eu acordei. Eu podia sentir que estava começando a entrar em pânico. Balancei forte o meu marido para ele acordar e as luzes começaram a oscilar mais e mais rápido, o que me deixou nervosa. [...]
Só quando meu marido estava de pé e consciente do que estava acontecendo, e deu um passo em direção ao quarto, que a luz parou e estava escuro novamente. Fomos para o banheiro e o interruptor de luz e as luzes estavam funcionando muito bem. [...] Eu não tive problema ao ligar e desligar a luz dessa vez. [...]
Normalmente, eu não tenho medo do escuro, e na verdade prefiro total escuridão quando eu durmo, mas esta situação me deixou nervosa e eu tive que dormir o resto da noite com a minha lâmpada de cabeceira ligada.
Nesse texto, o prefixo “des-” na palavra “desligar” (6º parágrafo) foi usado para
demonstrar quantidade.
indicar tamanho.
marcar oposição.
mostrar anterioridade.
Respostas
respondido por:
2
No texto do exercício, o prefixo "des-" da palavra "desligar" é utilizado pelo autor como uma opção para marcar oposição. A alternativa correta é a c).
O prefixo "des"
Um prefixo é um tipo de afixo que fica localizado antes da palavra radical a fim de mudar o sentido dela. No caso da palavra "desligar", o prefixo "des" é acrescentado para indicar oposição.
Se uma lâmpada está acesa, o ato de desligá-la faz com que ela se apague, tornando seu estado o oposto do anterior. No parágrafo do texto, a personagem faz exatamente essas ações: Acender e apagar a luz, pelo ato de ligar e desligar.
Você pode aprender mais sobre prefixo aqui:
https://brainly.com.br/tarefa/18996
Espero ter ajudado!
#SPJ1
Anexos:
Perguntas similares
3 anos atrás
3 anos atrás
5 anos atrás
5 anos atrás
7 anos atrás
7 anos atrás