CLT 1 : entenda mais sobre as leis trabalhistas [. ] Ela foi decretada no Estado Novo – período autoritário da Era Vargas – em 1º de maio de 1943. Essa legislação visa proteger o trabalhador [. ] e criar o direito processual do trabalho. [. ] A Consolidação das Leis de Trabalho impõe regras, determina os direitos e deveres do empregado e do empregador e define conceitos importantes para a interpretação das relações de trabalho. Por exemplo, considera empregada toda pessoa que preste serviços regularmente a uma pessoa ou empresa e receba salário. Além disso, deve haver uma dependência na relação do empregador e do empregado. A legislação também prevê a igualdade de salários para pessoas que prestam os mesmos serviços, independente de gênero (ou sexo). [. ] *Vocabulário: 1CLT: Consolidação das Leis do Trabalho. Com base nesse texto, a CLT representou, para os trabalhadores brasileiros, a ampliação da carga horária. Divisão dos lucros empresariais. Flexibilização do trabalho. Formação especializada. Regulamentação do trabalho
Respostas
Resposta:
flexibilização do trabalho
Explicação:
Resposta: A resposta correta é a flexibilização do trabalho, considerando que a CLT teve o objetivo importante para a redução do desemprego e o apoio ao trabalhador, ao definir as relações de trabalho e a possibilidade de ter benefícios relevantes para a sua sobrevivência.
Explicação: A importância da CLT para o trabalhador
Antes de 1943, a relação de trabalho não tinha regras e as que possuíam pareciam mais favorecer o empregador do que o empregado. Em maio de 1943 foi criado a Consolidação das Leis do Trabalho (CLT) que viabilizou os direitos e deveres, tanto do empregador como do empregado.
Apesar da CLT ser um ato que regulamenta o trabalho, na perspectiva do trabalhador, foi fruto da flexibilização, tendo em vista regras como tempo de trabalho máximo permitido no mês, direito as férias, igualdade de salário, dentre outros benefícios que tornaram a relação de trabalho flexível.
Segue o texto para complemento da sua pergunta:
Entenda mais sobre as leis trabalhistas. Ela foi decretada no Estado Novo – período autoritário da Era Vargas – em 1º de maio de 1943. Essa legislação visa proteger o trabalhador e criar o direito processual do trabalho. A Consolidação das Leis de Trabalho impõe regras, determina os direitos e deveres do empregado e do empregador e define conceitos importantes para a interpretação das relações de trabalho. Por exemplo, considera empregada toda pessoa que preste serviços regularmente a uma pessoa ou empresa e receba salário. Além disso, deve haver uma dependência na relação do empregador e do empregado. A legislação também prevê a igualdade de salários para pessoas que prestam os mesmos serviços, independente de gênero (ou sexo).