O pH do sangue humano precisa estar entre 7,35 e 7,45 para manter a saúde do organismo. Porém, existem situações, como a ansiedade, que podem gerar uma elevação do pH, o que, para especialistas, é conhecido como alcalose sanguínea. Essa situação pode ser melhor compreendida observando abaixo a reação química presente no sangue. CO2(g) H2O(ℓ) ⇌ H (aq) HCO3−(aq) De acordo com essa reação química, a ansiedade poderá causar a alcalose sanguínea pela adição de uma substância catalítica ao meio reacional. Pela perda de CO2 durante o processo da respiração. Pela redução da quantidade de íons H no sangue. Pelo aumento da pressão atmosférica no meio reacional. Pelo aumento da quantidade de H2O no organismo
Respostas
Resposta: pelo aumento da quantidade de H2O no organismo
Explicação: ...
Existem muitas causas que podem alterar o pH do sangue humano, dentre elas a ansiedade, que pode gerar uma alcalose sanguínea. A alcalose respiratória, demonstrada pela reação química da questão, se dá pela perda de C02 durante o processo da respiração, conforme letra B.
Alcalose sanguínea
A alcalose se dá quando há uma falta de dióxido de carbono (CO2) no sangue. Isso pode ocorrer quando a pessoa passa a respirar mais rápido, liberando muito CO2.
Causas comuns de alcalose:
- ansiedade
- stress
- infecções
- doenças pulmonares
- uso de drogas
- exercício físico em excesso
Sintomas comuns de alcalose:
- respiração ofegante
- enjoo
- rigidez muscular
- formigamento nos lábios e no rosto;
- convulsões
Voltando para a questão, a ansiedade é uma das causas da alcalose sanguínea, que acontece pela perda de CO2 durante o processo da respiração, de acordo com a letra B.
Para saber mais sobre alcalose e acidose veja:
https://brainly.com.br/tarefa/38893401
#SPJ2