• Matéria: Filosofia
  • Autor: nicollegc3195
  • Perguntado 3 anos atrás

ESTUDO DE CASO: ORIENTAÇÕES. 1. Você deverá assistir aos vídeos abaixo e fazer uma análise de como o acesso à Educação, sobretudo os estudos das ciências humanas (história, sociologia, filosofia e geografia), pode contribuir para superação do racismo institucional

Respostas

respondido por: raynaramonteiro83
1

Resposta:

Explicação:Sobre a contribuição da escola para a superação do racismo institucional, esta tem um papel essencial para desconstruir os preconceitos gerados na nossa sociedade. Levando os alunos a desenvolver uma capacidade analítica sobre as questões sociais e a realidade do cotidiano da pessoa negra.

A contribuição educacional para a superação do racismo

A primeira ideia que deve ser desconstruída é a relação da pessoa negra com o esteriótipo de uma pessoa submissa, que no caso é a figura que geralmente é criada do escravo no período colonial.

Nesta desconstrução entra o papel do sociólogo e do historiador, para ensinar sobre a nossa evolução como um povo que teve uma história de submissão ao povos europeus e que grande parte da nossa cultura ainda é atrelada à estes povos e o preconceito está presente na sociedade.

Ao compreender a nossa história e a nossa luta, os alunos compreenderão o racismo como uma ideia errônea e retrógrada.

O professor de geografia pode mostrar que o racismo não está somente localizado no Brasil, e que de acordo com os índices demográficos, infelizmente ele ainda faz parte de nossa sociedade e que devemos combatê-lo, principalmente através da conscientização em massa.

A filosofia é essencial para que compreendamos a realidade da pessoa que sofreu e que sofre o racismo durante a epoca do Brasil Colonial até os tempos atuais e para que desenvolvamos a empatia afim de combater os problemas raciais presentes na nossa sociedade.

O objetivo da escola quanto a superação do racismo é conscientizar as pessoas e abrir espaço para o debate de questões que são comumente evitadas. Os estudantes negros e sua comunidade são os protagonistas e eles devem ser valorizados e ouvidos.

Perguntas similares