Respostas
Acompanhar como está a economia do Brasil hoje, assim como as previsões de alguns indicadores econômicos, pode evitar que seu negócio entre em uma fria a médio e longo prazo. Mais do que isso, pode permitir que você identifique oportunidades antes de outros competidores.
Afinal, alguns desses indicadores certamente impactarão o planejamento empresarial do seu negócio, seja em custos de insumos para fabricação, fretes de mercadorias e até mesmo importações.
Pensando nisso, trouxemos informações e perspectivas relevantes de cinco dos principais indicadores de nossa economia: o PIB, a inflação, o mercado de trabalho, a taxa de juros e a Selic, além do câmbio.
Quer saber como está a situação econômica do Brasil hoje? Então, vem com a gente!
Para começar a entender como está a economia do Brasil hoje, precisamos falar sobre o PIB. Depois de ter registrado a maior queda anual desde 1990 em 2020, voltamos a registrar o crescimento do PIB, com aumento de 4,6% em 2021.
Passados os impactos econômicos mais fortes trazidos pela pandemia, a economia brasileira parece ter disposição para retornar à dinâmica vista antes de 2020, mas isso não é exatamente uma boa notícia.
Depois da severa crise de 2015/2016, a economia brasileira criou um padrão de crescimento muito baixo, sempre rondando a taxa de 1% ao ano.
Neste ano, apesar de superados alguns problemas econômicos trazidos pela pandemia, vivenciamos, neste momento, um relativo descontrole da Covid-19 na China e a promessa de aumento dos juros nos países desenvolvidos, elementos que devem jogar contra a economia global.
No Brasil, o cenário é ainda mais desafiador. Isso porque, apesar da Copa do Mundo em novembro, em outubro teremos eleições presidenciais.