TEXTO 1:
Sardelich (2015, p. 10-11) afirma que no Ratio Studiorum a Igreja Católica sistematizava os princípios sobre como deveria ser transmitido o conhecimento na Idade Média, apresentando 467 regras que buscavam uma unidade do procedimento pedagógico.
(SARDELICH , Maria Emilia. Didática. Maria Emilia Sardelich. Santos: Núcleo de Educação a Distância da UNIMES, 2015. (Material didático. Curso de Licenciaturas / Núcleo comum pedagógico (adaptado)).
TEXTO 2:
“enfocavam instrumentos e regras metodológicas compreendendo o estudo privado, em que o mestre prescrevia o método de estudo, a matéria e o horário; as aulas, ministradas de forma expositiva; a repetição, visando repetir, decorar e expor em aula; o desafio, estimulando a competição; a disputa, outro recurso metodológico visto com uma defesa de tese.” (VEIGA, 2004, p. 34).
VEIGA, Ilma Passos Alencastro (coord.). Repensando a didática. 21. ed. rev. atual. Campinas, SP: Papirus, 2004.
Qual das alternativas abaixo estabelece corretamente a relação entre os textos?
Escolha uma opção:
a.
No texto 1 a autora apresenta a Igreja Católica como construtora da didática na idade Média ao passo que no texto 2 a autora aborda as regras propostas para o ensino domiciliar brasileiro.
b.
Ambos textos abordam o Ratio Studiorum na sua aplicação no Ensino Médio, para que o estudante consiga seguir regras metodológicas, elaborar e defender uma tese.
c.
Ambos textos abordam o Ratio Studiorum na sua aplicação desde a Idade Média até a atualidade, tanto nas escolas católicas quanto nas escolas públicas brasileiras.
d.
No texto 1 a autora apresenta o Ratio Studiorum explicando o seu conteúdo em linhas gerais ao passo que no texto 2 a autora aborda o detalhamento sobre o que se encontra em tal documento.
Respostas
No texto 1, a autora apresenta o Ratio Studiorum explicando o seu conteúdo em linhas gerais ao passo que no texto 2 a autora aborda o detalhamento sobre o que se encontra em tal documento (D).
A Ratio Studiorum
O método pedagógico dos jesuítas, conhecido como Ratio Studiorum, trata-se de um manual com a indicação da responsabilidade e do relacionamento dos membros da Companhia de Jesus no que diz respeito aos alunos nativos que viviam nas Missões.
Os padres jesuítas viajam rumo à evangelização católica dos grupos denominados "pagãos" e utilizavam a metodologia de estudo chamada ratio studiorum, que consiste em um manual escolástico de educação tradicional, onde combinava estudos das ciências naturais (matemática e física), ciências humanas (filosofia e literatura), Latim e disciplinas voltadas ao ensino religioso para fins catequéticos.
Saiba mais sobre o Ratio Studiorum em: https://brainly.com.br/tarefa/18129527
#SPJ1