Leia o texto abaixo. [. ] Já interessado na expansão do império, Leopoldo II focou-se em conseguir a posse da rica região do Congo, que era cerca de 70 vezes maior que a Bélgica e possuía abundantes fontes de borracha, diamantes, ouro e marfim. Uma vez que o governo da Bélgica não quis se envolver na questão, o próprio Leopoldo II, como monarca constitucional, resolveu assumir o Congo como sua própria propriedade, a ser administrada não como uma colônia, mas como um bem pessoal da Coroa. [. ] Com base nesse texto, durante o Imperialismo, na Africa, o Congo sofreu um processo de conquista religiosa. Dominação política. Emancipação econômica. Progresso cultural
Respostas
respondido por:
0
Resposta:
A alternativa correta que relaciona o Congo e o tema do imperialismo é: "B - dominação política."
Para isso, é preciso compreender o conceito de imperialismo e suas consequências econômicas e políticas para as nações dominadas.
Imperialismo, política e economia
O imperialismo pode ser entendido enquanto o domínio territorial de um país sobre o outro. No caso do Congo, sua dominação foi exercida pela Bélgica, no contexto do imperialismo do século XIX.
Uma nação imperialista controla a política e a econômica da nação colonizada, estabelecendo a forma de governo e o modelo econômico que aquele país deve seguir, além de adicionar componentes culturais da metrópole (como idioma) no país dominado.
Perguntas similares
3 anos atrás
3 anos atrás
3 anos atrás
5 anos atrás
7 anos atrás