• Matéria: Português
  • Autor: vihvivi6705
  • Perguntado 3 anos atrás

4) a lógica é um campo de estudo filosófico que aborda as formas do pensamento em geral (dedução, indução, hipótese, inferência etc. ) e as operações intelectuais que trazem validação ao que é verdadeiro ou falso. A lógica está na base da construção das teorias científicas, das hipóteses falseáveis, das predições. A lógica avalia se raciocínio em questão está correto a partir de seus princípios e regras, constituindo um instrumento vital ao pensamento científico. Sobre o princípio da não-contradição de aristóteles e o princípio da unidade dos contrários de heráclito, podemos dizer que

Respostas

respondido por: MarianaCostadeAraujo
1

O Princípio da Não-Contradição de Aristóteles defende que afirmações contraditórias não podem ser verdadeiras simultaneamente. Já o Princípio da Unidade dos Contrários de Heráclito afirma que todas as coisas que existem têm uma contraparte (letra B).

O que é o Princípio da Não-Contradição e o Princípio da Unidade dos Contrários?

O Princípio da Não-Contradição foi formulado por Aristóteles e é a segunda lei das Três Leis Clássicas do Pensamento. Segundo ele, duas afirmações contraditórias não podem ser verdadeiras ao mesmo tempo. Ou seja, ambas são mutuamente excludentes sob o mesmo tempo e aspecto.

Já o Princípio da Unidade dos Contrários foi formulado por Heráclito. Segundo ele, tudo se origina por oposição. Ou seja, tudo que existe tem a sua contraparte. O duelo constante entre os opostos é o que dá razão para a existência do mundo. Por exemplo, sem o conceito de guerra não haveria o conceito de paz.

a) O primeiro postula que não é possível a existência da contradição conceitual, sendo esta descartável para formar estruturas lógicas, e o segundo postula que o contraditório é possível e ideal para formar estruturas lógicas.

b) O primeiro postula que afirmações contraditórias não podem ser verdadeiras ao mesmo tempo e o segundo postula que todas as coisas que existem possuem uma contraparte.

c) O primeiro postula que não é possível a existência da contradição conceitual, sendo esta descartável para formar estruturas lógicas, e o segundo postula que todas as coisas que existem possuem uma contraparte.

d) O primeiro postula que afirmações contraditórias não podem ser verdadeiras ao mesmo tempo e o segundo postula que o contraditório é possível e ideal para formar estruturas lógicas.

e) O primeiro postula que todas as coisas que existem possuem uma contraparte e o primeiro postula que afirmações contraditórias não podem ser verdadeiras ao mesmo tempo.

Entenda mais sobre o Princípio da Não-Contradição e o Princípio da Unidade dos Contrários aqui: https://brainly.com.br/tarefa/39179006

#SPJ4

Perguntas similares