• Matéria: Português
  • Autor: juliagabriela1237
  • Perguntado 3 anos atrás

escrever uma redação no 15 linhas (3 parágrafos) máximo 30 linhas (4 parágrafos ou mais), tema: Proteção e trabalho na infância e na adolescência, preciso até dia 23/08​

Respostas

respondido por: rexhamichelle
4

O trabalho infantil não é um fenômeno recente no Brasil. Ele vem ocorrendo desde o início da colonização do país, quando as crianças negras e indígenas foram introduzidas ao trabalho doméstico e em plantações familiares para ajudar no sustento da família. Assim, mostra-se relevante pensar na proteção e trabalho na infância e na adolescência, uma vez que diversas ciências têm mostrado, em vários países, que os prejuízos relacionados ao trabalho infantil são inquestionáveis e a exploração do trabalho infantil ainda é uma prática bastante comum em países subdesenvolvidos configuram as maiores problemáticas desse pernicioso cenário.

De início, é notório destacar que o trabalho infantil afeta ainda o desenvolvimento emocional da criança. Isso porque desde o início da vida, precisa possuir maturidade para o trabalho. Ademais, cabe ressaltar que o trabalho, muitas vezes, impossibilita o convívio com outras crianças e o desenvolvimento de atividades próprias da idade, como brincar e estudar, comprometendo, assim, o seu desenvolvimento social e educacional.

Diversas pesquisas mostram que uma das principais causas da evasão escolar é o ingresso precoce da criança e do adolescente no mercado de trabalho, que, sem qualificação profissional, acabam ingressando no mercado informal ou em serviços pesados que não exigem qualificação. Sendo assim, torna-se urgente reconhecer que esse processo resultou hoje a ocorrência de crianças desenvolvendo serviços domésticos (arrumar casas, cuidar de crianças, lavar e passar roupa etc.), agrícolas (nas pequenas propriedades agrícolas, as crianças são contratadas para ajudar na produção agropecuária) ou nas ruas dos grandes centros urbanos (vendendo balas, engraxando sapatos etc.).

Com o objetivo de alterar o trabalho na infância e na adolescência, a Constituição federal e o ECA afirmam que é dever da família, da sociedade e do Estado a garantia de direitos de crianças e adolescentes, por meio de leis, regras e outras formas de combate como denúncias, mobilizações e apoio a projetos sociais anti trabalho infantil. Somente assim, as crianças e os adolescentes terão seus direitos.

______________

Espero ter ajudado❤

Põe como melhor resposta pfvr?


juliagabriela1237: obgg, não sei como coloca como melhor resposta
rexhamichelle: depois de um tempo aparece embaixo da resposta
juliagabriela1237: pronto!
Perguntas similares