Hoje os dois sistemas vigentes são o common law e o civil law, que contam com características e atuações bastante diferentes em nossa sociedade. Analise as situações hipotéticas a seguir:
I. Thomas é estagiário de direito e foi incumbido de buscar as fontes do direito inglês tendo se deparado com o civil law, ou seja, a lei civil como balizadora das condutas sociais.
II. Escobar é advogado e, em algumas causas em que os países adotam o common law, Escobar pode buscar informações técnicas nos precedentes ( case law).
III. Marília é juíza no Brasil e em toda a sua atuação o direito se revela pelos costumes e pela jurisdição, coordenado pelos precedentes. É(São) verdadeira(s), possível(is) e correta(s) a(s) afirmação(ões):
a.
I, apenas.
b.
II, apenas.
c.
III, apenas.
d.
I e II, apenas.
e.
II e III, apenas.
Respostas
Resposta:
b.
II, apenas
Explicação:
A resposta correta para essa questão é a letra B, ou seja, II apenas. O que caracteriza a principal diferença entre os dois sistemas (common law e o civil law,) é que, nos países de direito consuetudinário, a jurisprudência na forma de opiniões judiciais publicadas é de importância primordial, enquanto nos sistemas de direito civil predominam os estatutos codificados.
Qual é a diferença entre direito comum e civil?
- No direito comum, precedentes legais anteriores ou decisões judiciais são usados para decidir os casos em questão. Sob a lei civil, estatutos e decretos codificados em que é governado.
- O direito civil é baseado na legislação geral, leis escritas feitas pelo governo. Nesse sistema legal, as decisões dos juízes não afetam as leis de um país.
Tanto o sistema de direito comum quanto o sistema de direito civil compartilham semelhanças em ter tribunais, juízes e comparar casos com leis. Embora ambos os sistemas compartilhem semelhanças, eles também contêm muitas diferenças, tornando-os dois sistemas jurídicos muito divergentes em diferentes situações judiciais.
Veja mais sobre direito civil e comum aqui: https://brainly.com.br/tarefa/28095177
#SPJ2