A filosofa francesa Simone de Beauvoir afirmou em seu livro “O segundo sexo”, de 1949, que ninguém nasce mulher, e sim torna-se mulher: “Nenhum destino biológico, psíquico, econômico define a forma que a fêmea humana assume no seio da sociedade; é o conjunto da civilização que elabora esse produto intermediário entre o macho e o castrado que qualificam o feminino”.
(BEAUVOIR, S. O segundo sexo. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1980).
A autora se refere ao que hoje chamamos de identidade de gênero, cuja definição é:
Escolha uma opção:
a.
Denominação dada a indivíduos hermafroditas.
b.
Características biológicas que definem se uma pessoa é homem ou mulher.
c.
Identidade de indivíduos que possuem simultaneamente órgãos masculinos e femininos.
d.
Identidade que um indivíduo constrói para si durante a vida, ou seja, o papel que ele exerce na sociedade e como ele se reconhece.
e.
Diz respeito à atração que uma pessoa, de qualquer sexo ou gênero, sente por outros indivíduos.
Respostas
Simone de Beauvoir se refere à identidade de gênero que um indivíduo constrói para si durante a vida, ou seja, o papel que ele exerce na sociedade e como ele se reconhece. Alternativa D.
Identidade de gênero, segundo Simone de Beauvoir
A autora e precursora dos movimentos feministas mundiais expressa que a construção de uma identidade feminina ou masculina, perpassa quaisquer delimitações biológicas ou sociais, visto que muitos indivíduos que nascem dotados de determinado sexo biológico não se reconhecem com tal e enfrentam conflitos constantes dentro de si e com as pessoas ao redor.
Para Simone de Beauvoir, a identidade de gênero pressupõe reconhecimento e liberdade, onde cada pessoa pode se definir da forma que mais se considere confortável, podendo agir e estabelecer relacionamentos amorosos e sociais de tal modo, já que as características humanas são abrangentes demais para categorizar todas as pessoas em apenas duas categorias.
Mais sobre o conceito de identidade de gênero: brainly.com.br/tarefa/23089304
#SPJ1