5. Para além da didática, a prática pedagógica na educação física escolar engloba também “as circunstâncias de formação, os espaços e tempos escolares, as opções de organização do trabalho docente, bem como as parcerias e expectativas do docente” (FRANCO, 2016). Assim, o professor de Educação Física precisa, ao sistematizar o ensino, também considerar as necessidades de seu público-alvo frente aos desafios inerentes da instituição escolar. Sendo assim, analise as sentenças a seguir e classifique-as em verdadeiro (V) e falso (F): ( ) Conhecido por toda a comunidade escolar, o professor de Educação Física muitas vezes exerce seu papel na escola em multifunções, assim preenchendo sua grade curricular com atividades pedagógicas alternativas. Embora essas funções correlatas ao exercício da docência não contribuam para a valorização da área (monitorar os alunos durante o intervalo e no momento de saída da escola, assembleias e agrupamentos, etc.), esse profissional especialista no movimento humano contribui para a organização e a logística da rotina escolar. ( ) Ao executar sua prática pedagógica nas aulas de educação física escolar, o profissional é tido como professor. Este tem por missão desenvolver suas práticas pedagógicas, tendo em vista a especificidade da área e as competências que a educação física escolar precisaria garantir durante o Ensino Fundamental. Todavia, para completar sua participação na comunidade escolar, o professor de Educação Física também exerce seu papel na instituição escolar enquanto um recreacionista nos intervalos dos alunos, de modo que sempre é “tempo” e “lugar”, embora adaptado, para sua prática pedagógica. ( ) O profissional de Educação Física que atua na escola é considerado um educador. Embora não seja valorizado na justa medida ao exercício da docência, este exerce seu papel na mediação entre o conhecimento e os alunos. ( ) O professor de Educação Física, justamente por ter uma relação professor-aluno mais próxima dos escolares, acaba por ser reconhecido na escola com
Respostas
Resposta: F – F – V – F.
Explicação:
O licenciado em Educação Física é conhecido na escola como professor. De fato, é um educador especialista no movimento humano, com uma relação professor-aluno mais próxima dos escolares, quando comparada aos demais docentes da escola, salvo raras exceções.
Deste modo, exerce, portanto, seu papel de docente no Ensino Fundamental na mediação entre o conhecimento (cultura corporal de movimento) e os alunos. Embora existam instituições escolares de deleguem ao professor de Educação Física funções alternativas que concorreriam em paralelo ao exercício da docência, estas fogem sobremaneira da finalidade para qual esse profissional está alocado na escola (agente escolar, professor multifunções, recreacionista, etc.).