• Matéria: História
  • Autor: karinasantos78153
  • Perguntado 3 anos atrás

ATIVIDADES 1) Defina o que foi, o absolutismo Monárquico? 2) Diferencie a Monarquia absolutista da monarquia feudal. 3) Explique a teoria do direito divino, defendida por Jacques Bossuet. E qual sistema político ele fundamentava com essa teoria? 4) De maneira geral, quais eram as três camadas da sociedade do Absolutismo? 5) Essa sociedade era estável ou havia mobilidade social? 6) Há alguma relação entre mercantilismo e absolutismo? Explique. 7) Qual grupo social saiu lucrando com essa política econômica do absolutismo? Por quê? 8) Qual o nome das práticas econômicas dos Estados Nacionais? Apresente suas principais características. 9) Quais foram os fatores que contribuíram para o estabelecimento do absolutismo. Marque a alternativa correta; 10) A frase de Luís, "L'Etat c'est moi" (o estado sou eu), como definição da natureza do absolutismo monárquico, significava:​


karinasantos78153: me ajude por favor e pra mim entrega segunda feira
karinasantos78153: tou lascada

Respostas

respondido por: nayaraabdon889
3

Resposta:

1 - É a doutrina política que concede autoridade e poder ilimitado a um monarca, que passa a exercer uma supremacia absoluta. Um monarca absoluto exerce poder político irrestrito sobre o Estado e o seu povo.

2 - O sistema monárquico feudal irá gradualmente entrar em decadência quando os reis, com o apoio decisivo da igreja, conseguirem impor sua autoridade em áreas mais extensas. Com isso surgirá a monarquia absolutista, que trará os estados nacionais unificados, proporcionando uma maior mobilidade econômica e social.

3 - Essa teoria afirmava que qualquer governo formado legalmente, expressava a vontade de Deus, que sua autoridade é sagrada e que qualquer rebelião contra ela é criminosa.

4 - O clero, a nobreza e a burguesia.

5- O princípio da lógica social era baseado na origem de nascimento, determinando uma organização onde não havia mobilidade social, já que esse dado não podia ser alterado.

6 - O mercantilismo garantiu a manutenção do Estado absolutista e de seus suntuosos gastos com o aparelho administrativo, o Exército e, principalmente, com a corte. A base inicial dessa política era o metalismo, a ideia de que a riqueza de um país dependia de sua capacidade de acumular metais preciosos.

7 - Os nobres, pois foram amplamente privilegiados no interior do estado absolutista ao ter a isenção sobre diversos impostos, além do expressivo poder de barganha política para obter favores pessoais do rei.

8 - O mercantilismo  é considerado um conjunto de práticas econômicas adotadas pelos estados nacionais, com o objetivo de acumular riqueza e dar poder ao rei.

9 - Esse sistema político surgiu a partir dos interesses da burguesia emergente. O Absolutismo foi um sistema político que, em geral, defendia o poder absoluto do monarca sobre o Estado e foi muito comum a partir do século XVI até meados do século XIX em diversas partes da Europa.

10 -  Significava: a) A unidade do poder estatal, civil e religioso, com a criação de uma igreja Francesa (nacional).

espero ter ajudado, bons estudos.

Perguntas similares