Ao enfocar os aspectos culturais do desenvolvimento é comum surgir a pergunta se é o ambiente ou a genética que mais influencia no desenvolvimento humano. Historicamente, houve intenso debate sobre os fatores hereditariedade versus ambiente sobre o ser humano. Hoje, contudo, não há mais uma visão dicotômica, do tipo ou um ou outro, mas o entendimento de que há combinação entre esses dois fatores. Diante deste contexto, analise as afirmativas abaixo: I. Papalia; Feldman (2014) conceituam o desenvolvimento humano como o modo de vida global de uma sociedade ou de um grupo, que inclui costumes, tradições, crenças e produções materiais. II. Myers (2014) define cultura como comportamentos, ideias, atitudes e tradições duradouras compartilhados por um grande grupo de pessoas e transmitido por gerações, sendo a cultura marcada por suas normas. III. A perspectiva sociológica de Hofstede (1991) indica que cada grupo cultural possui seus símbolos (gestos que carregam significado específico para o grupo), heróis (aqueles que servem de modelo para os comportamentos) e rituais (atividades coletivas que reafirmam os valores) que são as características mais superficiais de uma cultura. IV. Discutir o impacto da cultura na infância é muito relevante, pois para Hofstede (1991) muitos padrões de pensar, agir e sentir são adquiridos na infância devido a ser um momento de fácil assimilação e aprendizagem
Respostas
Ao usarmos os conhecimentos da Cultura e a Psicologia Humana podemos concluir que a ordem correta é F-V-V-V.
A Cultura e a Psicologia Humana
Para a resolução deste exercício, há que ter em conta algumas obras:
- "Desenvolvimento Humano", de Papalia e Feldman (2014)
- "Psicologia Social, 10ª Ed.", de Myers (2014)
- "Cultures and organizations : software of the mind", de Hofstede (1991)
Todas estas obras estão disponíveis online para consulta, pelo que podemos usá-las para guiar as nossas respostas e, com elas, podemos analisar as afirmações dadas:
I - Papalia; Feldman (2014) conceituam o desenvolvimento humano como o modo de vida global de uma sociedade ou de um grupo, que inclui costumes, tradições, crenças e produções materiais.
Esta afirmação é falsa, uma vez que os autores conceituam o desenvolvimento humano como o estudo científico dos processos de transformação e estabilidade ao longo de todo o ciclo de vida humano, e não apenas o que ocorre durante a vida extrauterina.
II - Myers (2014) define cultura como comportamentos, ideias, atitudes e tradições duradouras compartilhados por um grande grupo de pessoas e transmitido por gerações, sendo a cultura marcada por suas normas.
Esta afirmação é verdadeira. Myers defende isto mesmo no 1º Capítulo da sua obra "Psicologia Social, 10ª Ed."
III - A perspectiva sociológica de Hofstede (1991) indica que cada grupo cultural possui seus símbolos (gestos que carregam significado específico para o grupo), heróis (aqueles que servem de modelo para os comportamentos) e rituais (atividades coletivas que reafirmam os valores) que são as características mais superficiais de uma cultura.
Esta afirmação é verdadeira. Hofstese defende, na sua obra, que as manifestações culturais se assemelham a uma cebola de 4 camadas, sendo as 3 mais superficiais as descritas nesta afirmação, acompanhadas pela camada mais interna e nuclear — os valores — definidos como tendências e sentimentos que originam preferências quanto a vários temas.
IV - Discutir o impacto da cultura na infância é muito relevante, pois para Hofstede (1991) muitos padrões de pensar, agir e sentir são adquiridos na infância devido a ser um momento de fácil assimilação e aprendizagem.
Esta afirmação é verdadeira. Na sua obra, Hofstede defende isto mesmo, comparando estes padrões a "programas de computador" que começam a ser introduzidos no "software" mental da criança desde muito cedo.
Assim, concluímos que a ordem correta é F-V-V-V.
Para mais exercícios sobre A Cultura e a Psicologia Humana, acesse:
https://brainly.com.br/tarefa/23296450
#SPJ4