• Matéria: Geografia
  • Autor: mikaellysantos0905
  • Perguntado 3 anos atrás

Alguém me ajuda por favor é urgente

1- Defina agricultura.

2- Descreva a origem e o desenvolvimento da agricultura.

3- caracterize a agricultura no mundo antigo.

4- cite as civilizações que se destacam no uso de técnicas agrícolas no mundo antigo.

5- comente os sistemas agrícolas na Europa - idade média.

6- sobre a cidade e o campo : o que causou a revolução industrial? E cite os principais produtos agrícolas fornecidos para a indústria.

7- o que mais lhe chamou atenção sobre a evolução das pesquisas ?

8- quais os efeitos da mecanização na agricultura ?

9- como se deu a formação agrícola do Brasil ?

10 oque os índios plantavam ? E cite a primeira atividade economicamente estável da agricultura brasileira

Respostas

respondido por: rebecamottadepaula
1

Resposta:

1- "Agricultura é a união de técnicas aplicadas no solo para o cultivo de vegetais destinados à alimentação humana e animal, produção de matérias-primas e ornamentação. A agricultura é uma atividade produtiva de grande importância para o homem, pois é a partir dela que temos o nosso sustento. Existem três fatores ligados à produção agrícola: o físico, como o solo e o clima; o fator humano, que corresponde à mão de obra em seu desenvolvimento; e o fator econômico, que se refere ao valor da terra e o nível de tecnologias aplicadas na produção."

2- A princípio, a prática da agricultura surgiu cerca de 12 mil anos atrás durante o período neolítico, sendo um dos processos constitutivos das primeiras civilizações.

Nesse sentido, ela foi desenvolvida de forma gradual, sendo que a plantação de cereais e tubérculos foram as primeiras formas de cultivo.

A partir de então, o homem percebeu que algumas sementes, quando plantadas, germinavam e que os animais podiam ser domesticado. Assim, esse período também foi marcado pelo início da pecuária, com a gradual domesticação e criação de animais, que até então eram selvagens

3- Geralmente, a agricultura tradicional é praticada em pequenas propriedades rurais e se baseia na policultura, isto é, no cultivo de vários produtos no mesmo local, mediante o uso de técnicas artesanais e instrumentos de trabalho muito simples (enxadas, arados, animais de tração etc.).

4-Todos os indícios sugerem que a agricultura surgiu independentemente em várias regiões do planeta. No tocante ao cultivo das principais espécies, acredita-se que tenha despontado em três grandes áreas: a China, o Sudeste Asiático e a América tropical. Povos europeus e africanos podem ter iniciado por conta própria o cultivo de algumas plantas, com que complementariam a caça e a pesca.

5- ao contrário de outros tempos agricultura medieval apresentava o desempenho produtivo baixo pela metade a ocorrência das trocas naturais e do comércio. Em geral essa característica é relacionada à má qualidade das sementes utilizadas e a limitação dos instrumentos de técnicas na época.

6- A revolução agrícola se iniciou no período da revolução industrial, século XVIII, tendo como razões a necessidade do aumento da produção agrícola devido à necessidade de abastecer o mercado consumidor inglês, por exemplo, e desde então ela passou por um processo de evolução, aprimoramento, de acordo com o avanço da tecnologia. Ela pode ser definida como a modernização do campo em que o objetivo é aumentar a produtividade através do uso de novas técnicas e processos de produção, tais como, a substituição do sistema de produção agrícola extensivo pelo intensivo, gerando assim maior produtividade no campo e a adoção do sistema de rotatividade de culturas, evitando o desgaste do solo, mantendo-o quase sempre fértil.

7- Intensificando-se a exploração da terra, na Idade Moderna, intensificaram-se também as preocupações científicas em relação à vida das plantas e ao melhor aproveitamento do solo. Já em meados do século XVI, o naturalista e ceramista francês Bernard Palissy projetou-se como pioneiro da agronomia, a ciência da agricultura, ao enfatizar que os cuidados com o solo e a adubação eram essenciais à racionalização dos cultivos. Em palestras e escritos que marcaram época, Palissy procurou converter em leis o saber de ordem prática que os lavradores detinham; assinalou por exemplo como as cinzas da palha queimada restituíam à terra os sais que as plantas tinham extraído para com eles nutrir seu crescimento.

8- Entre os efeitos da mecanização do campo, destacam-se as mudanças nas relações de trabalho, o êxodo rural e o aumento da produtividade.

9- Embora vivessem fundamentalmente da caça, da pesca e da coleta de frutas e outros produtos das matas, como o mel silvestre, os índios brasileiros não eram de todo nômades. Plantavam milho, mandioca, fumo, amendoim, e dispunham de alguma tradição no lidar com a terra. Auguste de Saint-Hilaire acreditava que os colonizadores europeus tinham aprendido agricultura com os índios, e é certo que alguns de seus métodos foram mantidos pela tradição dos caboclos. Foi essa que deu continuidade, em toda a extensão do território, ao sistema de roças de subsistência, que permaneceu quase inalterado, enquanto a agricultura de procedência européia se implantava e sofria alterações enormes.

O plantio da cana-de-açúcar e sua transformação industrial nos engenhos instalados pelos portugueses em certos pontos da costa, a partir de 1534, constituíram a primeira atividade economicamente estável da agricultura no Brasil. A evolução do ciclo da cana foi muito rápida. Cinco anos depois de seu início, já havia trinta engenhos em Pernambuco, 18 na Bahia e dois em São Vicente. Passados mais cinqüenta anos, subia para 256 o número total de engenhos concentrados na produção de açúcar.

10


rebecamottadepaula: Alguém exclui minha resposta pfvr. Quando fui colocar a resposta apertei em postar
rebecamottadepaula: Não exclui mas não consegui concertar
rebecamottadepaula: 10-- Índios plantavam mandioca, abóbora e outros alimentos antes do que se pensava. Essa foi a conclusão de um estudo realizado por pesquisadores que chegaram recentemente a evidências de que grupos indígenas da Amazônia domesticavam plantas há cerca de 9 mil anos.
rebecamottadepaula: N deu pra colocar na resposta
Perguntas similares