No âmbito da moradia, o homem continua a busca pelo espaço ideal. A preocupação com a qualidade de vida cresce, e novas soluções são discutidas por um número cada vez maior de profissionais de áreas diversas. Todos esses fatores remetem os conceitos do Projeto Universal. Segundo a Universidade da Carolina do Norte – Centro do Projeto Universal: “Projeto Universal é o desenho e a composição de diferentes produtos e ambientes para que sejam usados por todas as pessoas, o maior tempo possível, sem a necessidade de adaptações ou desenho especial.”
Respostas
Resposta: ergonomia auxilia, com o desenho universal, os projetos de interiores porque ela faz uma adaptação do ambiente às necessidades do ser humano, sejam elas físicas, tangíveis e até socioculturais.
A ergonomia se encarrega de ajustar os produtos em termos de tamanho e outros aspectos que são levados em consideração na hora de projetar um espaço como por exemplo: o aspecto estético, o acabamento, a cor, a textura, iluminação, entre outros.
Com ajuda da ergonomia pode-se criar espacios e dispositivos bem adaptados às características fisiológicas, anatómicas e inclusive psicológicas dos habitantes e usuarios de cada habitação.
Um exemplo prático da ergonomia no design de interiores é a escolha da cor, brilho, profundidade e comprimento de uma habitação, pois elas determinam se esse espaço é achado pelo usuário como: acolhedor, seguro, estimulante, tranquilo, flexível, o todo o contrario
Explicação:
88**9**93**76**82**55**.,,.,.,,,,,,,,,.