1. Comprometendo-se a lutar contra a difusão do comunismo e apoiar-se mutuamente, Alemanha, Itália e Japão assinaram um pacto chamado de CHLA
Respostas
Resposta:
O Pacto Anticomintern, acordo concluído primeiro entre a Alemanha e o Japão em 24 de novembro de 1936 e mais tarde entre Alemanha, Japão e Itália em 6 de novembro de 1937, dirigia-se direta e ostensivamente contra a Internacional Comunista (Comintern), todavia, por implicação, especificamente contra a União Soviética.
Explicação:
Ao assinar o Pacto Anti-Comintern, o ministro do Exterior alemão Joachim Ribbentrop disse aos correspondentes da imprensa que a Alemanha e o Japão tinham se unido para defender a civilização ocidental.
No tratado havia também um protocolo secreto especialmente dirigido contra a União Soviética. No caso de um ataque não provocado da URSS contra a Alemanha ou o Japão, as duas nações concordavam em se consultar a respeito das medidas a tomar “para salvaguardar seus interesses comuns” e aceitaram “não adotar medidas que pudessem tender a facilitar a situação soviética”.