Ao apresentar o funcionamento político de Esparta e Atenas, este Caderno Anglo utiliza os títulos descritos abaixo. Explique
Respostas
As frases Esparta: mais que um, menos que muitos, Atenas: mais que poucos, menos que todos, representam a lógica que as pólis tinham.
Esparta, terra de reis. Atenas, terra da "democracia"
Esparta: mais que um, um exército que luta um pelo outro, dada a natureza militar a qual acreditavam ser a mais adequado para proteger seus ideais. Atenas: menos que todos, indica uma democracia seletiva e indireta.
Mais que uns e menos que muitos, implica na lógica excludente, pois nem todos os homens tinham o porte e altivez para ser parte do exército espartano, além das pessoas "inválidas" que eram literalmente descartadas pela lógica espartana. A lógica também se aplica ao fato de que Esparta era uma oligarquia, monarquia e diarquia.
Na "democracia" (in)direta de Atenas, mais que poucos, participavam menos que todos, visto que escravos, mulheres, estrangeiros e crianças não eram cidadãos, pois o cidadão era o homem com mais de 21 anos, que fossem atenienses e filhos de pais atenienses, cerca de 10% da população.
Para lermos mais sobre a Grécia antiga e a lógica de Pólis, podemos acessar: https://brainly.com.br/tarefa/2988006
#SPJ4