PERGUNTA 1
As publicações didáticas em nosso país, inclusive os sistemas de apostilamento, apresentam alguns problemas que ainda precisam ser efetivamente analisados e solucionados, de modo a se configurar como material de excelência a ser utilizado em nossas escolas.
Considerando esse contexto, identifique se são (V) verdadeiras ou (F) falsas as afirmativas a seguir.
I. ( ) Os sistemas de apostilas favorecem a autonomia do professor que pode escolher a sequência e os conteúdos que deseja trabalhar.
II. ( ) Muitos livros deixam de apresentar as características próprias da região em que a escola que o utiliza está, sendo este um problema.
III. ( ) Livros que apresentam aspectos regionais não interessam para grandes editoras, pois a venda será pequena.
IV. ( ) O sistema de apostilamento é uma opção do sistema ou do gestor da escola, e não uma opção feita pelo docente das disciplinas.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA.
a.
V - F - V - F.
b.
F - F - F - V.
c.
V - V - V - V.
d.
F - V - V - V.
e.
V - V - F - F.
3,34 pontos
PERGUNTA 2
Hoje, existem muitas outras formas de se aprender, se levarmos em consideração as possibilidades advindas das tecnologias digitais de comunicação e de informação. A internet apresenta muitos conteúdos acerca de qualquer campo de estudo.
Sobre esse contexto, analise as asserções a seguir e as relações propostas entre elas.
I. A facilidade de acesso dos alunos à informação, por meio das tecnologias, torna o livro didático um material obsoleto.
PORQUE
II. A escola sistematiza o conhecimento a ser ensinado ao aluno, e os materiais didáticos, inclusive o livro, vêm sendo rapidamente substituídos pela internet.
Analisando as asserções anteriores, conclui-se que:
a.
as duas asserções são falsas.
b.
a primeira asserção é falsa, e a segunda é verdadeira.
c.
as duas asserções são verdadeiras, e a segunda justifica a primeira.
d.
as duas asserções são verdadeiras, e a segunda não justifica a primeira.
e.
a primeira asserção é verdadeira, e a segunda é falsa.
3,33 pontos
PERGUNTA 3
O livro didático surge em nosso país ainda no século XIX. Por mais que, hoje, tenhamos muitos outros materiais para pautar o estudo, não perde o lugar de material mais usado ao longo de toda a história da Educação.
Sobre o livro didático, podemos afirmar que:
a.
o livro didático é fundamental para os alunos acompanharem o conteúdo apresentado pelo professor, porém são dispensáveis aos professores, que devem utilizar outras fontes de informação para o preparo das aulas.
b.
o livro didático é incapaz de afetar as conjunções culturais que permeiam a sociedade ou influenciar as demandas advindas do mercado, pois seu único objetivo é servir de apoio a aprendizagem dos estudantes.
c.
o livro didático e o currículo são elementos distintos; portanto, o livro nunca se configurou como currículo escolar, propondo os conteúdos que deveriam ser trabalhados em sala de aula pelo professor.
d.
o livro é ideológico e seu conteúdo influencia e é influenciado por questões advindas da sociedade, por políticas públicas no campo da educação e pelos cenários culturais do tempo em que são elaborados.
e.
o livro didático é livre de ideologias ou outros conceitos que possam se relacionar a questões políticas que envolvem a educação ou a sociedade de maneira geral, pois é voltado para o processo de ensino e de aprendizagem, apenas.
Respostas
Resposta:
pergunta 1 é D: F-V-V-V
pergunta 3 é a D também: o livro é ideológico e seu conteúdo influencia e é influenciado por questões.....
só não sei a 2, desculpa.
Explicação:
Em relação às publicações didáticas no Brasil é possível destacar:
- Alternativa D correta - As apostilas apresentam conteúdos que consideram relevantes ao trabalho do professor, sendo que, normalmente, apresentam uma ordem de ensino;
- Letra B, pois mesmo com o uso da tecnologia os livros didáticos podem ser importantes e aproveitados, porém, não se pode negar que a tecnologia vem substituindo os livros.
- Alternativa D, sendo que os livros didáticos apresentam questões importantes da sociedade e vão ao encontro das políticas públicas.
As publicações didáticas no Brasil
O governo federal possui um programa que visa a distribuição de livros didáticos e literários para as escolas, sendo que essa é uma ação que faz parte do Programa Nacional de Livro Didático. São diversas editoras que compõe esse projeto, sendo possível as escolas escolherem seus livros.
Requisito de escolha dos livros didáticos
Para a escolha dos livros didáticos é preciso se ater em aspectos como:
- identificar se o conteúdo do livro vai ao encontra da proposta de ensino da escola;
- verificar se os livros possuem conteúdos importantes para serem trabalhados;
- perceber se o livro foi atualizado e se contempla textos bem construídos.
O livro didático deverá ser um complemento para que os diferentes conteúdos possam ser desenvolvidos.
A tecnologia e os livros didáticos
Como o livro e a tecnologia são complementos para que o conhecimento ocorra, é possível uni-los para que o planejamento fique mais rico. Muitos livros didáticos possuem versões tecnológicas com exercícios e atividades que devem ser realizadas no ambiente virtual, sendo que mesmo que a escola não possua acesso à internet para todos o professor poderá adaptar essas atividades.
O diferencial em relação aos recursos que os livros didáticos oferecem está relacionado ao planejamento. É possível fazer de uma atividade simples algo que chame a atenção dos alunos e promovam a curiosidade de saberem mais sobre um determinado assunto.
As políticas públicas e o livro didático
As políticas públicas referem-se a toda ação governamental que visa solucionar um problema. Esses problemas sociais devem estar envolvidos nos livros didáticos, seja por textos, de imagens, de propostas de atividades, pois é de extrema relevância que os alunos possam pensar em formas de ajudar a solucionar os problemas.
Saiba mais sobre os livros didáticos em:
https://brainly.com.br/tarefa/43456720
https://brainly.com.br/tarefa/51397526
https://brainly.com.br/tarefa/51226704
#SPJ2