Leia a afirmativa e responda à questão.
Em 1830, já existiam cerca de 20 jornais em circulação no Rio de Janeiro e mais de cinquenta em todo o Império – a maioria deles ligados aos liberais.
GOMES, Laurentino. 1822. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 2010. p. 299.
Considerando o que você estudou, a existência de uma imprensa brasileira que se intitulava como liberal:
I. era um fator de fortalecimento de dom Pedro I, defensor da divisão de poderes e da liberdade de imprensa;
II. era um fator que fortalecia a oposição a dom Pedro I, que, desde a outorga da Constituição de 1824, era identificado com a centralização autoritária do poder;
III. contrariava as elites locais porque o liberalismo brasileiro defendia o fim da escravidão e a ampliação dos direitos de cidadania.
É(São) correta(s) apenas a(s) afirmativa(s):
A. I e II
B. I e III
C. II e III
D. II
Respostas
Resposta: Apenas a II, Os liberais normalmente eram contra a maioria dos governos por desejarem uma política mais aberta.
Ou seja, a alternativa correta é a letra D.
Explicação: Espero ter ajudado.
Resposta: Alternativa d.
Explicação: A afirmativa II é correta porque o liberalismo era contrário à centralização do poder – prática adotada por dom Pedro I, que concedeu a si mesmo o Poder Moderador –, podendo interferir nas decisões de outros poderes e modificá-las.
As demais alternativas são incorretas porque consideram como verdadeiras as afirmativas I e III. A afirmativa I é incorreta porque dom Pedro I não era a favor da divisão de poderes nem da liberdade de imprensa; e a afirmativa III é incorreta porque os liberais brasileiros defendiam a descentralização do poder, mas poucos deles defendiam o fim da escravidão ou das concessões populares.