1)
A radiação ionizante é uma onda eletromagnética que é capaz de ionizar o meio em que atravessa. Contudo, a aplicação desse tipo de onda na medicina difere nos níveis de energia. Por exemplo a mamografia, é um exame que utiliza radiação ionizante, porém com energia de feixe baixa (23 KeV - 35 KeV), já o aparelho de raios-X computadorizado, trabalha com níveis de energia intermediários (80 KeV - 150 KeV) e a medicina nuclear com energias acima e de 1,022 MeV, isso para diagnóstico. Para tratamento o feixe é bastante energético também e é trabalhado no limiar de dose de cada tecido, pois o intuito é matar as células tumorais.
Tendo em vista as diferentes aplicabilidades da radiação ionizante na medicina e suas faixas energéticas, assina-le a alternativa correta, que contemple os parâmetros de entrada para a aquisição de imagem em um exame de mamografia e de raios-X.
Selecione uma alternativa:
a)
kVp e mAs.
b)
mAs e filtragem adicional.
c)
kVp e feixe monoenergético.
d)
mAs e maior quantidade de elétrons no tubo de raios-X.
e)
Filtragem inerente e filtragem adicional.
Respostas
respondido por:
6
Os exames que dependem da radiação X são regulados, em relação a qualidade da imagem, através da corrente, mAs, e pela filtragem adicional. Quanto maior a filtragem adicional, menor a necessidade de radiação na forma de mAs, mas também menor é a qualidade (alternativa D).
Raios-X
Eles são formados por radiação ionizante capaz de formar imagens relacionadas aos tecidos internos, diferenciando-os pela densidade. Quanto mais denso, mais clara será a representação da estrutura na imagem, quanto menos denso, mais escura é a imagem.
Mais sobre a mamografia
https://brainly.com.br/tarefa/181811
#SPJ1
Anexos:
tccimagemcce:
A resposta é Kv e mA. Corrigido pelo AVA
Perguntas similares
3 anos atrás
3 anos atrás
3 anos atrás
5 anos atrás
5 anos atrás
5 anos atrás
7 anos atrás
7 anos atrás
7 anos atrás