• Matéria: Psicologia
  • Autor: josirorato2009
  • Perguntado 3 anos atrás

Como futuro psicopedagogo(a) você aprenderá que o transtorno de aprendizagem é um termo que abrange diferentes condições neurológicas que afetam a aprendizagem e o processamento de informações, sendo utilizado para descrever dificuldades específicas para adquirir habilidades acadêmicas básicas. Tendo isso em mente, imagine que você é um psicopedagogo(a) que atua em uma clínica de sua cidade. Em sua rotina de atendimentos chega até você o caso de Daniel:

Daniel tem 7 anos de idade e está matriculado no de 2º ano do ensino fundamental no período vespertino. Sua família procurou auxílio psicopedagógico a partir de relatos da escola de que ele tem dificuldade na identificação dos números, não estabelecendo correspondência recíproca, tem dificuldade em fazer a quantificação de objetos, dificuldade no aprendizado de conjuntos, dificuldade na conservação e em cálculos no geral. A mãe relatou que acredita que isso é “preguiça”, pois ela também não gostava da disciplina de matemática quando estava na etapa escolar. Na entrevista os pais relataram que buscam o auxílio psicopedagógico, pois acreditam que Daniel precisa da pílula da inteligência, se referindo ao metilfenidato (ritalina). Por fim, a mãe retira uma caixa do medicamento de sua bolsa, relatando que o filho de uma amiga faz uso e que cedeu a ela uma quantidade para testar em Daniel.

Elaborado pelo professora (2022).



A partir do relato fictício do caso de Daniel, já temos uma ideia de seu possível diagnóstico, afinal a discalculia se apresenta com estas características. Para tanto o desafio do seu MAPA é produzir uma ficha descritiva, contendo os seguintes dados:

Nome: Daniel
Idade: 7 anos
Ano escolar: 2º ano
Período em estuda: vespertino
Cite (1) uma proposta de intervenção para um aluno com discalculia:
Delimite ao menos (2) dois argumentos para a intervenção com os pais voltada para a conscientização da medicalização exacerbada:

Por fim finalize seu MAPA com um texto dissertativo de no mínino 15 e no máximo 20 linhas debatendo: a relação da medicalização infantil com o ambiente familiar no qual a criança está inserida.


vania86263: CHAMA NO
NÚMERO: PARA ENVIAR O TRABALHO ➖➖➖➖➖****

➖ 6️⃣*1️⃣ ** 9️⃣ 9️⃣ 9️⃣ 5️⃣ 8️⃣ ** 5️⃣ 7️⃣ 9️⃣ 2️⃣
➖ - ➖ - ➖ - ➖-➖ - .➖ - ➖
barimbarros9277: CHAMA NO
NÚMERO: PARA ENVIAR O TRABALHO ➖➖➖➖➖****

➖ 6️⃣*1️⃣ ** 9️⃣ 9️⃣ 9️⃣ 5️⃣ 8️⃣ ** 5️⃣ 7️⃣ 9️⃣ 2️⃣
➖ - ➖ - ➖ - ➖-➖ - .➖ - ➖

Respostas

respondido por: Lorennaolyzbeh
5

Resposta:

dois argumentos para a intervenção com os pais voltada para a conscientização da medicalização exacerbada:

Explicação:

alguem pode ajudar, desde ja agradeço

Perguntas similares