Angela Davis: "Quando a mulher negra se movimenta, toda a estrutura da sociedade se movimenta com ela" Filósofa norte-americana exortou que o feminismo negro defenda punições alternativas à prisão. Professora defendeu que movimento no Brasil, incluindo o das domésticas, seja referência para EUA. As pessoas que lotavam as cadeiras [. ] ouviram a filósofa e ícone da luta pelos direitos civis dos EUA conclamar contra os que considera algozes, do Governo Trump ao sistema carcerário mundial "depositário dos humanos considerados lixo": "Com a força e o poder das mulheres negras desta região, nós resistiremos". A ativista argumentou que é preciso relacionar a violência de gênero a "violências institucionais" para buscar outras maneiras de combater o sexismo: "Não são as pessoas individualmente que decidem que a violência é a resposta; são as instituições ao nosso redor que estão saturadas de violência. Se o Estado usa a violência policial para solucionar problemas, há a mensagem de que a violência também pode ser usada para resolver problemas em outras esferas como os relacionamentos. Não podemos excluir a violência de gênero de outras violências institucionais", pontuou a filósofa. Presa em 1970 acusada de conspiração e homicídio após envolvimento com o movimento dos Panteras Negras nos EUA e pesquisadora sobre o sistema carcerário, a ativista estabeleceu as relações entre o sistema escravista e o sistema prisional. [. ] Davis lembrou a trajetória de mulheres negras brasileiras e enfatizou a sua importância na construção de novas lideranças e de novos formatos de liderança. Questionou seu lugar como difusora privilegiada das ideias do feminismo negro por ser norte-americana. "As mulheres dos EUA têm muito a aprender com a longa história de luta do feminismo negro no Brasil. " "Mãe Stela de Oxossi me falou sobre a importância das mulheres negras na preservação das tradições do candomblé. Vi a importância de Dona Dalva para manter a tradição do samba de roda no Recôncavo Baiano", contou. Ela também elogiou o mov
Respostas
O texto quer dizer que a preservação da cultura é uma forma de resistência das mulheres negras em toda a sociedade. Nessa dimensão da realidade, vale destacar que as práticas religiosas são importantes para a união e fortalecimento da imagem da mulher negra.
O que é Cultura?
A Cultura representa um conjunto de hábitos, crenças, costumes e valores morais que são compartilhados pelos grupos sociais. Entenda que, na realidade, as práticas religiosas estão diretamente relacionadas à Cultura de um determinado povo.
Diante de tudo o que foi exposto, a gente pode entender que a violência de gênero ainda é um problema que deve ser observado pelo Estado e debatido nas principais organizações sociais.
Aprenda mais sobre o tema movimento social negro em:
https://brainly.com.br/tarefa/4266107
#SPJ4