No primeiro quadrinho, a regra gramatical que justifica a forma verbal "tiveram" é: a quando o sujeito é composto de mais de um núcleo e eles apresentam certa equivalência de sentido (sendo sinônimos) ou estão organizados em forma de gradação, o verbo pode ser flexionado no singular ou no plural. B quando o sujeito é composto de mais de um núcleo e o último é um pronome indefinido no singular (tudo, nada, ninguém) que retoma todos os elementos anteriores de forma resumida, o verbo deve ficar no singular. C nos enunciados em que o núcleo do sujeito da oração é representado por um pronome de tratamento, o verbo é flexionado na terceira pessoa, levando em consideração o número do pronome (singular ou plural). D em situações em que o emissor de um discurso busca indeterminar o sujeito do processo verbal, o infinitivo será flexionado na terceira pessoa do plural. E quando o sujeito é composto de mais de um núcleo e está em posição anteposta ao verbo, o verbo fica flexionado no plural
Respostas
A regra gramatical que justifica a forma verbal "tiveram" é:
E) Quando o sujeito é composto de mais de um núcleo e está em posição anteposta ao verbo, o verbo fica flexionado no plural.
Concordância verbal
No primeiro quadro da tirinha, temos a oração "Chiquinha e Caio tiveram [...]".
A forma verbal destacada está no plural para concordar com o sujeito composto "Chiquinha e Caio". Esse sujeito é formado por dois núcleos, os substantivos que correspondem aos nomes dos personagens referidos na tirinha.
Como o sujeito está anteposto ao verbo, este obrigatoriamente deve ser flexionado no plural para garantir a concordância verbal conforme recomenda a norma padrão da língua portuguesa. Verbo concorda com sujeito em número e pessoa.
Se o sujeito estivesse posposto ao verbo, haveria possibilidade de este ficar no singular, concordando apenas com o núcleo mais próximo do sujeito.
Mais sobre concordância verbal em:
https://brainly.com.br/tarefa/1110691
#SPJ4