• Matéria: História
  • Autor: Huntfield2391
  • Perguntado 3 anos atrás

A transferência da corte portuguesa para o brasil, em 1808, resultou na vinda de setores dirigentes do estado, membros da nobreza e na implantação de uma série de medidas que objetivaram adaptar a antiga colônia à sua condição de sede do governo portugueses. Neste sentido: relacione a transferência da corte portuguesa à disputa entre frança e inglaterra pela hegemonia política europeia. Explique como a abertura dos portos brasileiros, em 1808, relaciona-se ao contexto de disputas políticas da europa. Explique como a abertura dos portos brasileiros impactou na economia portuguesa e brasileira. Indique duas medidas de d. João que contribuiriam para o desenvolvimento científico-cultural do brasil

Respostas

respondido por: andredeggau
2

A vinda da corte portuguesa para o Brasil tem como causa principal as Guerras Napoleônicas entre França e Inglaterra: o governo português fugiu, com ajuda inglesa, porque estava sendo invadido pela França após manter uma neutralidade no conflito.

A fuga da corte

- A abertura dos portos em 1808 foi uma concessão feita por Portugal à Inglaterra, como forma de retribuir o auxílio que os ingleses tinham dado na fuga.

- Os impactos na economia brasileira foram grandes porque basicamente foram o fim do pacto colonial: antes, o Brasil só podia comprar produtos portugueses; agora, podia comprar de virtualmente qualquer nação, o que era uma colossal mudança.

- Duas medidas de D. João VI que ajudaram a desenvolver a ciência no Brasil foram a criação da Biblioteca Real e a vinda da missão artística francesa (1816) para o Brasil.

Saiba mais sobre D. João VI: https://brainly.com.br/tarefa/940170

#SPJ4

Perguntas similares