Desafio
Veja questões envolvendo a presença da ludicidade na fase adulta e quais relações podem ser estabelecidas por meio dessas vivências.
Atividades lúdicas, gênero e vida adulta
Os comportamentos lúdicos e, especificamente, o jogo, foram estudados por historiadores, filósofos, linguistas, antropólogos, psicólogos e educadores. A partir desses estudos, foram elaboradas teorias que apresentam concepções diversas acerca dos processos que envolvem o jogo. Pesquisas que enfocam questões acerca dos jogos e brincadeiras têm sido desenvolvidas já há algum tempo, e entre os trabalhos implementados no campo da Psicologia que destacam as atividades udicas, alguns têm se ocupado de levantar e discutir, seja como ponto central ou não, a preferência lúdica. Até o presente momento, a maioria dos trabalhos sobre este tema foi realizada tomando como participantes de pesquisa crianças e adolescentes. Tais estudos têm contribuído com importantes informações a temática. Contudo, o mesmo não pode ser dito Com relação à fase adulta do desenvolvimento, pois pouco se tem pesquisado acerca da preferência lúdica de adultos.
PYLRO e ROSSETTI,
Ao analisar o fragmento acima, constata-se que, apesar de muitas pesquisas envolvendo brincadeiras, jogos e ludicidade realizadas ao longo dos anos, identifica-se que essas investigações se deram por meio de um público infantil e adolescente. No entanto, verifica-se que essas relações também existem na vida adulta.
Sendo assim, discorra sobre o lúdico e a brincadeira na vida adulta, indicando quais são as consequências dessas experiências nesse período de vida:
Respostas
Padrão de resposta esperado
O lúdico na vida adulta está intimamente ligado à qualidade de vida. Sabe-se que nessa fase o indivíduo lida com uma série de pressões que acarretam em desgastes físicos e emocionais. A sociedade atual tem caminhado para hábitos cada vez mais prejudiciais à saúde, e um dos elementos que pode atuar na recuperação de algumas dessas perdas de energia é justamente a presença da ludicidade. O lúdico favorece o reencontro consigo mesmo, desperta sentimentos de alegria e relaxamento, estimula a criatividade, a concentração e a imaginação, além da interação com outro, ampliando e fortalecendo as relações interpessoais.
Resposta:
lúdico na vida adulta está intimamente ligado à qualidade de vida. Sabe-se que nessa fase o indivíduo lida com uma série de pressões que acarretam em desgastes físicos e emocionais. A sociedade atual tem caminhado para hábitos cada vez mais prejudiciais à saúde, e um dos elementos que pode atuar na recuperação de algumas dessas perdas de energia é justamente a presença da ludicidade. O lúdico favorece o reencontro consigo mesmo, desperta sentimentos de alegria e relaxamento, estimula a criatividade, a concentração e a imaginação, além da interação com outro, ampliando e fortalecendo as relações interpessoais.
Explicação:
respondi ao desafio