De acordo com a regra do octeto um átomo de um elemento químico que tem 5 elétrons na camada de valência para adquirir a estabilidade de um gás nobre,ele necessita?
Respostas
Para um átomo de um elemento que tem 5 elétrons na camada de valência adquirir a estabilidade de um gás nobre, ele irá necessitar de mais 3 elétrons.
A questão quer saber o número de elétrons para certo elemento atiginir a estabilidade de um gás nobre, mas o que é um gás nobre ?
Gás nobre são os elementos da família 18 da tabela periódica, que possuem a última camada eletrônica completa, com 8 elétrons, obedecendo assim a regra do octeto.
Dessa forma, para qualquer átomo de um elemento químico atiginir sua estabilidade, geralmente, eles precisam ter 8 elétrons na sua camada de valência, que é o que ocorre por meio de ligações químicas.
Espero ter ajudado!
Caso queira saber mais sobre o assunto, acesse:
https://brainly.com.br/tarefa/10196944
https://brainly.com.br/tarefa/19820536
Pela Regra do Octeto, um elemento químico com 5 elétrons na camada de valência precisa ganhar 3 elétrons, para que adquira a estabilidade de um gás nobre.
A Regra do Octeto, formulada em 1916 por Gilbert Lewis, é a teoria mais básica sobre ligações químicas. Uma ligação química é uma interação entre átomos que envolve a busca por adquirir estabilidade química, a qual é definida como um estado de baixa energia e, por isso, tornam-se estáveis. Durante estudos, observou-se que os gases nobres eram poucos reativos, isso é, pouca tendência a formar ligações químicas, além disso, outros elementos formavam compostos nos quais eles passavam a possuir a configuração eletrônica de um gás nobre.
Isso foi a base da Regra do Octeto, também chamada de Teoria do Octeto, que formulou a regra: "átomos tendem-se a formar ligações químicas para obterem a configuração eletrônica dos gases nobres". Essa família de compostos possuem, com exceção do Hélio, 8 elétrons na camada de valência e, por isso, essa regra pode ser simplificada em: "átomos precisam ter 8 elétrons na camada de valência para serem estáveis quimicamente".
- Exceções à regra:
Como dito, é a teoria mais básica, pois explica de forma simples a maioria dos compostos e, por isso, há muitas exceções. As duas principais são: a contração e expansão do octeto. A contração diz respeito às substâncias que se estabilizam com menos de 8 elétrons na camada de valência, por exemplo o hidrogênio, hélio e lítio precisam apenas de 2 elétrons, o berílio de 4 e o boro de 6. Já a expansão é o inverso, estabilizam-se com mais de 8 elétrons, os mais comuns são o fósforo, com 10 elétrons (ex.: H3PO4), e o enxofre, com 12 (ex.: SF6).
Deixando de lado as exceções, um átomo com 5 elétrons na camada de valência tem duas possibilidades de obter a configuração eletrônica de um gás nobre: perder 5 elétrons, para se assemelhar ao gás nobre anterior, ou ganhar 3 elétrons, para se igualar ao gás nobre do mesmo período. Porém átomos com muitos elétrons na camada de valência não têm tendência a perder elétrons, por conta da energia de ionização (a energia necessária para remover um elétron), que vai aumentando a cada elétron perdido, exigindo um valor absurdo de energia que não é compensado ao formar as ligações químicas. Desse modo, o mais provável de acontecer é: receber 3 elétrons.
_
Veja mais sobre os tópicos apresentados na discussão:
- Camada de valência: https://brainly.com.br/tarefa/6437826
- Configuração eletrônica: https://brainly.com.br/tarefa/2084977
- Energia de ionização: https://brainly.com.br/tarefa/2091055
- Gases nobres: https://brainly.com.br/tarefa/2969530
- Ligação química: https://brainly.com.br/tarefa/53405260
- Teoria do Octeto: https://brainly.com.br/tarefa/27498359