Pergunta
O famoso quadro “Independência ou Morte” , mede 4,15m de altura por 7,60m de largura, ocupando uma enorme parede no Salão Nobre do Museu Paulista. Sobre esse quadro, assinale a alternativa correta:
É um quadro belíssimo e histórico que deve ser analisado de forma estritamente estética.
É uma excelente representação da Independência do Brasil que nos fornece a representação real desse momento.
É necessário debater com os alunos sobre o valor estético junto com o professor de Educação Artística.
É um quadro fictício e sem valor histórico para ser utilizado nas práticas pedagógicas.
É necessário analisar com os alunos sobre a intencionalidade desse quadro, feito anos depois, sob encomenda de D. Pedro II.
Respostas
Resposta:
É necessário analisar com os alunos sobre a intencionalidade desse quadro, feito anos depois, sob encomenda de D. Pedro II.
Explicação:
É um quadro belíssimo e histórico que deve ser analisado de forma estritamente estética. Errado: ele tem dados histórico e sua análise não pode ser puramente estética.
É uma excelente representação da Independência do Brasil que nos fornece a representação real desse momento. Errado:D. Pedro I acabara de se encontrar com sua amante, Domitila de Castro. Viajava secretamente. É por isso que não podia estar com uma grande comitiva nem usando traje oficial. Pedro I não estava viajando a cavalo. Para viagens longas, só se usava o bom e velho jumento.
É necessário debater com os alunos sobre o valor estético junto com o professor de Educação Artística. Errado: não pode considerar somente o valor estético, pois tem muita história nessa pintura.
É um quadro fictício e sem valor histórico para ser utilizado nas práticas pedagógicas. Errado: o quadro tem um alto valor cultural, histórico e artrítico.
É necessário analisar com os alunos sobre a intencionalidade desse quadro, feito anos depois, sob encomenda de D. Pedro II. Coreto: tem vários dados que sem interessante analisar como, você sabia que D. Pedro I tinha acabado de se encontrar com sua amante, Domitila de Castro. Viajava secretamente. É por isso que não podia estar com uma grande comitiva nem usando traje oficial. Pedro I não estava viajando a cavalo. Para viagens longas, só se usava o bom e velho jumento.