1)
Para Poulantzas, o nível político – isto é, a estrutura jurídico-político – do Estado capitalista atua por meio de dois efeitos ideológicos principais. Eles, vale frisar, não devem ser entendidos como “mentira” ou “engano”, mas como sensações reais, porém falsas, acerca da realidade.
Os dois efeitos ideológicos pelos quais atua o nível político são:
Alternativas:
a)
o efeito isolamento e o efeito de representação da unidade.
b)
o efeito isolamento e o efeito de representação da coletividade.
c)
o efeito integrado e o efeito de representação da unidade.
d)
o efeito integrado e o efeito de representação da coletividade.
e)
o efeito isolamento e o efeito de falta de representação da unidade.
Respostas
Os dois efeitos ideológicos pelos quais atua o nível político são os expressos na letra A.
Conceitos de Poulantzas
Os conceitos de Polantzas nos ajudam a compreender o Estado capitalista e a cisão entre o político e o econômico neste modo de relação.
A perspectiva relacional adotada por Poulantzas para os sistemas capitalistas, não permite o uso de conceitos estáticos e formais, ele sugere a interligação com outros conceitos, o que amplia as discussões.
Essa ampliação se deve a capacidade de abstração. A compreensão de diferentes níveis de abstração é essencial para se aproximar da noção de autonomia relativa do Estado.
Os níveis de abstração se baseiam em dois efeitos ideológicos:
- O efeito de isolamento: auxilia na reprodução do capital. O isolamento dificulta o reconhecimento dos interesses de classe e seu pertencimento em um local específico no modo de produção.
- E a representação da unidade: aqui se discute a posição do estado em defesa dos interesses da classe dominante, ao mesmo tempo que adquire uma atitude neutra, que não favorece nenhuma classe, quando cobrados pelas classes inferiores.
Aprenda mais sobre Conceitos de Poulantzas aqui: https://brainly.com.br/tarefa/12470672
#SPJ1