O sistema capitalista constituiu-se a partir do final do século XV e início do século XVI, sendo em grande parte consolidado pela crise do feudalismo e pela expansão comercial marítima europeia. Esse sistema primeiramente se estruturou em um viés mercantilista, pautado na intensiva busca por matérias-primas e minérios, bem como nas trocas comerciais, período chamado de Capitalismo Comercial. Posteriormente, com as revoluções industriais, esse sistema estruturou-se na forma do Capitalismo Industrial até alcançar uma nova forma no início do século XX, o Capitalismo Financeiro.
A grande questão é que, embora exista um debate fervoroso entre os defensores e os críticos do Capitalismo, esse sistema apresenta alguns problemas estruturais em sua concepção. É claro que apontar tais problemas não significa necessariamente se opor ao sistema em si, uma vez que muitos capitalistas, inclusive, também fazem críticas ao sistema, geralmente no sentido de sugerir diferentes formas de comportamento para que ele funcione.
A respeito dessas afirmações, analise as afirmativas a seguir:
I - O antagonismo entre capital e o trabalho, a presença de elementos monopolísticos e a não solução da justiça social são apontados por especialistas como sendo as principais falhas do sistema.
II - A qualidade mais relevante do sistema capitalista são os ganhos de produção decorrentes da alocação dos fatores de modo eficiente.
III - A busca pelo lucro é o motor pela eficiência na alocação dos recursos produtivos, não sendo atribuído a busca constante pelo aperfeiçoamento da produtividade.
A respeito dessas afirmações, é correto afirmar que:
Alternativas:
a)
Somente a afirmativa I está correta.
b)
Somente a afirmativa II está correta.
c)
Somente as afirmativas I e II estão corretas.
d)
Somente as afirmativas I e III estão corretas.
e)
Somente as afirmativas II e III estão corretas
Respostas
respondido por:
0
Resposta:
Explicação:
Perguntas similares
3 anos atrás
3 anos atrás
3 anos atrás
5 anos atrás
5 anos atrás
5 anos atrás
7 anos atrás