• Matéria: História
  • Autor: AriPazos1
  • Perguntado 9 anos atrás

Em que medida o eixo temático "economia e consumo" se liga a Revolução Pernambucana e a Revolução Liberal do Porto?

Respostas

respondido por: rebzerra19
140
A revolução pernambucana teve base econômica, pois parte da revolta estava diretamente ligada a falha, ou queda, comercial do açúcar na região. Já a revolução liberal do porto (liberal apenas para Portugal, pois eles queriam a reestruturação do pacto colonial, logo a reestruturação do Brasil colonia) estava associada a economia e consumo por ser, primeiramente, de cunho burguês e, além disso, tentava restabelecer o monopólio comercial em Portugal. 
respondido por: EduardoPLopes
0

Tanto a Revolução Pernambucana (também conhecida como Revolução dos Padres ou Revolução de 1817) quanto a Revolução Liberal do Portos se encaixam no eixo "economia e consumo" na medida que foram revoluções motivadas pela defesa de um modelo econômico liberal.

Ambas acontecerem em países governados por monarcas absolutistas, onde a base da economia não era o livre mercado, mas sim o mercantilismo, que favorecia os grupos de burgueses aliados do rei, mas prejudicava os demais comerciantes pela injustiça na competição e os consumidores com preços mais altos e menor variedade de produtos.

Ambas foram parte de um conjunto maior de revoltas do tipo, comuns na Europa e nas Américas na primeira metade do Século XIX.

Mais sobre o tema em;

https://brainly.com.br/tarefa/6856547

Anexos:
Perguntas similares