A separação e a segmentação do corpo não estão presentes em todas as sociedades, sendo uma característica cultural e filosófica do Ocidente. Esse aspecto cultural funda as bases para a forma como o corpo será ao longo do tempo até a atualidade. Considerando o debate sobre o corpo na modernidade, analise as afirmativas a seguir e assinale a alternativa correta. I. Na Idade Moderna, as visões holistas inauguram um novo modo de pensar o homem, servindo de base para o desenvolvimento das ciências, inclusive a biomedicina, no Ocidente. II. Descartes foi quem, no século XVII, enunciou a visão dualista que cinde corpo e mente, produzindo, no Ocidente, uma nova sensibilidade individualista. III. O dualismo cartesiano, por considerar mente e corpo como duas substâncias diferentes e separadas, lança as bases para a dissociação entre o homem moderno ocidental e o seu corpo. A. Afirmativa I. B. Afirmativas I e II. C. Afirmativas I e III. D. Afirmativas II e III. E. Afirmativas I, II e III.
Respostas
Analisando o corpo sobre os tempos atuais é possível julgar a alternativa II e III verdadeiras, letra D.
I. Incorreta - a visão holista tem sido utilizado frequentemente em oposição ao termo biomedicina
Apesar de estar ligado à visão dualista do corpo e mente, que permeiam a visão distorcidas da atualidade sobre o indivíduo, estudos atuais provam que Descartes foi de encontro a este modelo, ao afirmar que o espírito está tão intimamente ligado ao cérebro que um é afetado pelo movimento do outro.
E esse fato é curioso porque Descartes havia criado a Geometria Analítica que justamente é a demonstração matemática da união do intelecto com o corpo.
Dualismo Cartesiano
A confusa associação do cartesiano ao dualismo se dá, após suas operações da análise algébrica, onde Descartes sistematiza em propriedades geométricas uma estrutura que para muitos era abstrata. A noção confusa e imaginativa da dimensão de uma pessoa é substituída por uma outra, clara e exata, uma equação.
Há quem sugira que foi justamente a criação da Geometria Analítica que determinou na filosofia de Descartes o tema permanente das relações entre mente e corpo, que mesmo ligados são distintos.
A criação de modelos científicos exige sempre os polos da razão e do subjetivo. Ao não se poder explicar, por ser passíveis de muitas interpretações, se tenta prová-lo por meios exatos e aceitáveis ao nosso entendimento. Ao tornar o subjetivo uma "matéria exata", se tornou uma explicação de dissociação.
Aprenda mais sobre Descartes aqui: https://brainly.com.br/tarefa/27172498
#SPJ1