O multiculturalismo crítico, no campo do currículo, também possui influências marxistas, por meio das quais analisa os processos históricos envolvidos na hierarquização cultural. Segundo Silva (2009), no campo do currículo, o multiculturalismo:
A
Especificamente nos Estados Unidos, a discussão multicultural crítica ganhou força a partir de movimentos organizados por grupos sociais subalternizados.
B
No Brasil, a abordagem renega debates, tais como mulheres, homossexuais e negros, que se opunham à superioridade das referências da cultura branca, heterossexual, masculina e europeia.
C
As críticas aos diferentes tipos de multiculturalismo tendem a estarem voltadas às ideias de que, embora busquem valorizar as culturas diversas, o fazem abandonando velhos padrões.
D
As concepções de intolerância e desrespeito são questionadas, pois reconhecem a superioridade do tolerante e sua capacidade de permitir a existência do outro.
E
Tendem a dar poder a quem tolera ou respeita, como se as culturas dependessem de uma autorização superior para serem reconhecidas.
Respostas
respondido por:
0
O surgimento do multiculturalismo crítico se deu nos Estado Unidos, motivado principalmente pela necessidade de inclusão de grupos que foram vítimas da hierarquização cultural. Nesse contexto, a resposta correta é a alternativa A.
O que é o multiculturalismo crítico?
A bandeira e a ideia central do multiculturalismo crítico é a defesa da pluralidade de identidades culturais. Refere-se à oposição aos padrões e à unidade cultural e defende a heterogeneidade cultural. A existência do multiculturalismo é designada pela coexistência de grupos culturalmente diferenciados.
As principais características do multiculturalismo crítico são:
- Respeito e tolerância entre as culturas.
- Preservação das culturas.
- Crítica à assimilação de culturas minoritárias por culturas dominantes.
- Diferenciações culturais.
Entenda mais sobre o multiculturalismo aqui: https://brainly.com.br/tarefa/7088441
#SPJ1
Perguntas similares
3 anos atrás
3 anos atrás
5 anos atrás
5 anos atrás
5 anos atrás
7 anos atrás