Durante a gestação alterações celulares uterinas fisiológicas precisam ocorrer, como por exemplo, o aumento de tamanho e espessamento da parede do útero. Imediatamente após o parto, este órgão sofre involução e o excesso de tecido é destruído pela ação de células especializadas presentes na matriz extracelular. JUNQUEIRA, Luiz Carlos; CARNEIRO, José. Histologia básica. 12 ed. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2013. Considerando a afirmativa acima, assinale a alternativa que apresenta quais processos de adaptações estão envolvidos nas alterações fisiológicas descritas:
Respostas
Podemos definir como correta a: Alternativa 3 (Hipertrofia, hiperplasia). A gestação gera profundas alterações no organismo materno com o objetivo essencial de adequar as necessidades orgânicas próprias do complexo materno fetal e do parto.
No começo estas alterações se devem às ações hormonais provenientes do corpo lúteo e da placenta e a partir do segundo trimestre, também ao crescimento uterino.
As Principais Alterações do Organismo
As principais alterações da fisiologia materna ocorrem no sistema cardiocirculatório, respiratório e gastrintestinal, além das metabólicas e hematológicas.
O conhecimento destas modificações é de essencial importância para o anestesiologista que se propõe a dar atendimento na difícil área da anestesia obstétrica.
Complemento da Questão:
Alternativa 1: Hipertrofia, metaplasia.
Alternativa 2: Hipertrofia, displasia.
Alternativa 3: Hipertrofia, hiperplasia.
Alternativa 4: Hiperplasia, displasia.
Alternativa 5: Hiperplasia, metaplasia.
Entenda mais sobre alterações celulares em:
https://brainly.com.br/tarefa/48209673
#SPJ4