O conjunto de normas foi chamado "A Lei das Doze Tábuas", que se tornou um dos textos fundamentais do Direito romano, uma das principais heranças romanas que chegaram até nós. A publicação dessas leis, na forma de tábuas que qualquer um podia consultar, por volta de 450 a. C. , foi importante, pois o conhecimento das "regras do jogo" da vida em sociedade é um instrumento favorável ao homem comum e potencialmente limitador da hegemonia e arbítrio dos poderosos. FUNARI, Pedro Paulo A. Grécia e Roma. São Paulo: Editora Contexto (Repensando a História), 2002, p. 68. Adaptado. A criação da Lei das Doze Tábuas está relacionada à(s) A revoltas plebeias. B criação do Senado. C nomeação dos magistrados. D expulsão dos etruscos da Península Itálica
Respostas
A criação da Lei das Doze Tábuas está relacionada às revoltas plebeias. Assim, letra correta: A.
Lei das Doze Tábuas
Na Roma antiga, os plebeus eram um grupo social constituído por comerciantes, artesãos e camponeses. Formavam a maioria da população romana, mas eram marginalizados e não tinham os privilégios e o poder dos patrícios que formavam a aristocracia romana.
Com o enriquecimento dos patrícios e a desigualdade de classes cada vez mais acentuada os plebeus começaram a se organizar a fim de superar a situação social em que viviam. Nessa época as leis romanas eram dominadas pelos patrícios, guardadas em segredo e eram aplicadas de forma arbitrária contra os plebeus.
Foi por meio de revoltas que, em 450 a.C., os plebeus conseguiram a formulação de uma lei escrita dentro de Roma: as Leis das Doze Tábuas.
Veja aqui outra questão sobre a Lei das Doze Tábuas aqui: https://brainly.com.br/tarefa/40266594
#SPJ4