• Matéria: Administração
  • Autor: EmanuelaRusso4631
  • Perguntado 3 anos atrás

"Ao lado do Estado europeu, a Igreja Católica ocupou uma posição de destaque na colonização americana. O espírito cruzadista, típico do período medieval, que esteve presente nos grandes empreendimentos marítimos, reapareceu na Época Moderna, confundindo-se com a própria missão colonizadora. Razão pela qual a conquista da América está sempre relacionada, desde o seu início, a dois signos da civilização cristã europeia: a cruz e a espada. " Disponível em: <. Coladaweb. Com/historia-do-brasil/a-igreja-e-a-colonizacao>. Acesso em 16 out. 2018. Uma estratégia adotada pelos jesuítas para atuar na catequização dos nativos foi a/o A uso de línguas nativas. B utilização da violência física. C aprisionamento de nativos nas feitorias. D envio de nativos para estudar na Europa

Respostas

respondido por: camilaperrut
0

Considerando as informações apresentadas no enunciado, bem como o processo de catequização jesuítica no Brasil colonial, podemos concluir que a resposta correta está prevista na alternativa A, ou seja, uma das estratégias adotadas pelos jesuítas para a catequização dos nativos foi o uso de línguas nativas.

Sobre a catequização jesuítica no Brasil colonial

O objetivo principal dos jesuítas que atuavam sob a anuência da Coroa Portuguesa era, certamente, a assimilação da cultura europeia por parte dos nativos.

Todavia, em decorrência do choque cultural inicial, eles decidiram adaptar a comunicação entre os dois grupos por meio das chamadas línguas gerais, cuja utilização foi permitida ao longo da colônia até que sua proibição, tempos após, evidenciou as imposições culturais lusitanas.

Dominando as línguas nativas, os europeus conseguiam explicar-lhes sobre a necessidade de aprender o português, o que figurou o primeiro grande passo para a assimilação total dos seus costumes.

Saiba mais sobre a catequização jesuítica no Brasil colonial em brainly.com.br/tarefa/9303991

#SPJ4

Perguntas similares