• Matéria: Português
  • Autor: lucianedanilenko
  • Perguntado 3 anos atrás

A intencionalidade, é um dos fatores pragmáticos da textualidade. Sendo assim, marque a alternativa que não caracteriza a intencionalidade:

Esse critério passa uma ideia sobre o que o texto e o autor pretendem tratar durante o desenrolar do enunciado.
O produtor de um texto tem, necessariamente, determinados objetivos ou propósitos, que vão desde a simples intenção de estabelecer ou manter o contato com o receptor até a de levá-lo a partilhar de suas opiniões ou a agir ou comportar-se de determinada maneira.
Refere-se ao modo como os emissores usam textos para perseguir e realizar suas intenções, produzindo, para tanto, textos adequados à obtenção dos efeitos desejados.
Concerne ao empenho do produtor em construir um discurso coerente, coeso e capaz de satisfazer os objetivos que tem em mente numa determinada situação comunicativa.

Respostas

respondido por: AC1969
0

Alternativa D. Coerência e coesão são fatores semânticos, não pragmáticos. A intencionalidade é fator pragmático. Assim, a alternativa que define erradamente a intencionalidade é a D, que dá uma definição semântica. É esta que deve ser marcada, conforme o enunciado.

     

Os fatores semânticos e pragmáticos da textualidade

A linguística moderna não compreende os textos apenas dentro das regras gramaticais ou ortográficas de composição, mas em contexto. Costuma-se, assim, dividir em dois grandes conjuntos de fatores a constituição da textualidade:

  • Semânticos são aqueles referentes à constituição dos próprios textos, como a coesão e a coerência.
     
  • Pragmáticos são aqueles contextuais ou externos ao texto, um dos quais a intencionalidade do autor ao elaborar o enunciado. Os aspectos pragmáticos incluem também a informatividade e a intertextualidade, entre outros.

   

Continue aprendendo sobre linguística aqui:

https://brainly.com.br/tarefa/51232357

 

#SPJ1

Perguntas similares