• Matéria: Química
  • Autor: mendesthai
  • Perguntado 3 anos atrás

“A cromatografia em fase gasosa é um método de separação e análise de substâncias voláteis arrastadas por uma fase móvel (H2, He, N2, entre outros gases) através de uma fase estacionária. A fase estacionária pode ser um sólido ou um líquido que proporciona a distribuição dos componentes da mistura entre as duas fases através de processos físicos e químicos tais como, adsorção, diferenças de solubilidade, volatilidade ou partição. A amostra é injetada e carreada pela fase móvel, gás de arraste, através da coluna, que contém a fase estacionária. Os compostos deixam a coluna dissolvidos na fase móvel e chegam ao detector onde os componentes separados são detectados. É uma técnica cromatográfica utilizada para fins analíticos como, por exemplo, na determinação de antioxidantes, nutrientes ou contaminantes em alimentos, no monitoramento de processos industriais, em análises dos constituintes do sangue e análise forense, na determinação de resíduos de pesticidas em produtos alimentares, águas ou esgotos” (ASSIS, 2015).

A cromatografia gasosa é uma técnica que tem apresentado performance excepcional no que diz respeito a separação e quantificação de gases em diferentes amostras. Marque a alternativa que indica apenas características observadas na cromatografia gasosa.

A) Na cromatografia gasosa, não é necessário que haja introdução de amostra, para garantir a alta resolução da técnica.

B) Na cromatografia gasosa a introdução de amostra é fundamental para garantir a alta resolução da técnica.

C) A cromatografia gasosa também pode ser aplicada a amostras líquidas não voláteis e sólidas, neste caso é necessário proceder com uma etapa preparativa visando remover interferentes.

D) Na cromatografia gasosa, a fase móvel também é chamada gás transportador, geralmente são usados gases inertes como dióxido de carbono em alta pressão.

E) A cromatografia gasosa é usada apenas para análises qualitativas.

Respostas

respondido por: irizinhasantos9876
0

LETRA B- na cromatografia gasosa a introdução de amostra é fundamental para garantir a alta resolução da técnica.

Perguntas similares