Para se ter destaque no mercado, é imprescindível que o serviço de alimentação invista na qualidade do que é ofertado. Em locais onde carecem de condições de saneamento básico e educação, a incidência de surtos de doenças de origem alimentar é frequente, gerando prejuízos e evidenciando as más condições de higiene nos processos e produtos. Para melhorar essas condições, faz-se necessário o emprego das Boas Práticas de Fabricação (BPF), ações relacionadas à higiene, segurança sanitária, controle de qualidade preparações, do ambiente, procedimentos, insumos, controle de pragas, capacitação e saúde de colaboradores e gerenciamento de resíduos.
Respostas
Resposta:
Explicação:
Acho que é somente a 1
Sim, as afirmações são corretas. Em locais com falta de saneamento básico e de higiene, a incidência de surtos de doenças com origem alimentar são mais frequentes.
A contaminação dos alimentos ocorre, principalmente, através de agentes biológicos, tais como vírus, bactérias, protozoários, vermes, fungos e toxinas microbianas.
O que são Boas Práticas de Fabricação (BPF)?
As Boas Práticas de Fabricação são um conjunto de ações que devem ser tomadas em toda a cadeia produtiva de alimentos. Elas são fundamentais garantir a segurança das condições de higiene apropriadas para o consumo.
Todas as ações das Boas Práticas de Fabricação são garantidas por Lei. Por isso, é uma importante ferramenta da qualidade para alcançar os níveis adequados de segurança dos alimentos.
Alguns procedimentos operacionais que devem ser incluídos nas Boas Práticas de Fabricação são:
- Controle da qualidade da água
- Seleção criteriosa das matérias-primas
- Higienização do ambiente, equipamentos e utensílios utilizados
- Manejos dos resíduos gerados
- Saúde dos colaboradores
- Controle de pragas urbanas
Veja mais sobre Contaminação dos Alimentos em:
https://brainly.com.br/tarefa/7195764
#SPJ2