[. ] o retículo endoplasmático (re) é encontrado na maioria das células, ocupando cerca de 10% do volume celular. É formado por uma rede de membranas interconectadas na forma de tubos ou cisternas. Dois tipos de retículo endoplasmático são observados: liso (ou agranular) e rugoso (ou granular), os quais apresentam características morfológicas e funcionais distintas. [. ]
Respostas
O retículo endoplasmático apresenta diversas funções dentro da célula, dentre as quais destaca-se a síntese de lipídeos e proteínas.
Sobre o retículo endoplasmático
O retículo endoplasmático é uma organela de grande importância no funcionamento da célula, participando de diversos processos cruciais. O retículo endoplasmático pode ser de dois tipos:
- Rugoso: que apresenta associação com ribossomos;
- Liso: sem a presença de ribossomos.
Neste sentido, a presença de ribossomos no retículo endoplasmático rugoso é crucial para uma das principais funções da organela, que é a síntese de proteínas. O retículo endoplasmático possui ainda outras funções como a síntese de lipídeos e o transporte de substâncias dentro da célula.
Percebi que a questão está incompleta. Acho que a questão completa é essa:
"[...] O retículo endoplasmático (RE) é encontrado na maioria das células, ocupando cerca de 10% do volume celular. É formado por uma rede de membranas interconectadas na forma de tubos ou cisternas. Dois tipos de retículo endoplasmático são observados: liso (ou agranular) e rugoso (ou granular), os quais apresentam características morfológicas e funcionais distintas. [...]
A organela celular descrita nesse texto possui a função de
( )armazenar e exportar proteínas.
( )fazer a reserva de substâncias.
( )produzir energia.
( )realizar fotossíntese.
( )sintetizar lipídios e proteínas."
Você pode continuar estudando sobre o retículo endoplasmático aqui: https://brainly.com.br/tarefa/3560054
#SPJ1