1. Forças (ou interações ou ligações) intermoleculares são aquelas que mantêm as moléculas unidas nos estados sólido e líquido. A respeito das forças intermoleculares, assinale a alternativa correta.
a. Nos estados sólido e líquido, quando as moléculas estão muito próximas, é possível que haja uma deformação instantânea das nuvens eletrônicas das moléculas. Esta deformação pode ocorrer em qualquer molécula, mas é relevante somente nas moléculas que são apolares, pois estas deformações permitem a formação de dipolos instantâneos. Estes polos positivos e negativos instantâneos são responsáveis pelo surgimento de forças de atração denominadas ligações de hidrogênio.
b. Nos estados sólido e líquido, quando as moléculas estão muito próximas, é possível que haja uma deformação instantânea das nuvens eletrônicas das moléculas. Esta deformação pode ocorrer em qualquer molécula, mas é relevante somente nas moléculas que são apolares, pois estas deformações permitem a formação de dipolos instantâneos. Estes polos positivos e negativos instantâneos são responsáveis pelo surgimento de forças de atração denominadas Forças de London ou van der Waals.
c. Nos estados sólido e líquido, quando as moléculas estão muito próximas, é possível que haja uma deformação instantânea das nuvens eletrônicas das moléculas. Esta deformação pode ocorrer em qualquer molécula, mas é relevante somente nas moléculas que são apolares, pois estas deformações permitem a formação de dipolos instantâneos. Estes polos positivos e negativos instantâneos são responsáveis pelo surgimento de forças de atração denominadas dipolo permanente-dipolo permanente.
d. Nos estados sólido e líquido, quando as moléculas estão mais distantes, é possível que haja uma deformação instantânea das nuvens eletrônicas das moléculas. Esta deformação pode ocorrer em qualquer molécula, mas é relevante somente nas moléculas que são polares, pois estas deformações permitem a formação de dipolos instantâneos. Estes polos positivos e negativos permanentes são responsáveis pelo surgimento de forças de atração denominadas Forças de London ou dipolo instantâneo-dipolo induzido.
e. Nos estados sólido e líquido, quando as moléculas estão mais distantes, é possível que haja uma deformação instantânea das nuvens eletrônicas das moléculas. Esta deformação não ocorre em qualquer molécula, somente naquelas onde há átomo de hidrogênio ligado em elementos muito eletronegativos. Estes polos positivos e negativos instantâneos são responsáveis pelo surgimento de forças de atração denominadas Ligações de hidrogênio.
Respostas
A respeito das forças intermoleculares, temos que a única alternativa correta é a b), pois as Forças de London são parte das Forças de Van der Waals e existem entre dois dipolos instantâneos/induzidos.
Interações Intermoleculares
A simples existência de duas moléculas perto uma da outra leva a que sejam estabelecidas interações entre elas, com base na densidade de cargas elétricas em cada uma delas.
Podemos, portanto, assumir que a polaridade e a carga dos compostos terá uma forte influência nas interações estabelecidas.
Podemos ordenar estas interações das mais fortes para as mais fracas:
-- Ião-Dipolo: Interação entre um ião uma molécula polar. Cations vão atrair a parte mais negativa da molécula, repelindo a parte mais positiva, enquanto Anions vão fazer o oposto.
-- Ligação (ou Ponte) de Hidrogênio: Interação entre Hidrogênios ligados a átomos muito eletronegativos de uma molécula e átomos muito eletronegativos de outra molécula. Os átomos que tornam esta interação possível são os NOF (Nitrogênio, Oxigênio e Flúor).
-- Dipolo-Dipolo: Interação entre duas moléculas polares. A parte mais negativa de uma molécula atrai a parte mais positiva da outra e repele a parte mais negativa.
-- Dipolo-Dipolo Induzido: Uma molécula polar pode causar um dipolo induzido numa molécula apolar. Isto ocorre através de uma deslocalização dos elétrons de valência, que se aproximam ou afastam da molécula polar, dependendo do polo mais próximo.
-- Dipolo Instantâneo-Dipolo Induzido: Devido ao movimento constante dos elétrons, é possível que uma molécula apolar desenvolva um dipolo durante uma fração ínfima de tempo. Este é suficiente para que sejam estabelecidas interações fracas entre as duas moléculas.
Às forças entre dipolos, chamamos de Forças de Van der Waals, sendo que cada uma delas têm ainda um nome específico:
- Forças Dipolo-Dipolo Forças de Keesom
- Forças Dipolo Permanente-Dipolo Induzido Forças de Debye
- Forças Dipolo Instantâneo-Dipolo Induzido Forças de London
Nota: As Forças de London estão sempre presentes em qualquer par de moléculas, seja qual for a sua polaridade. Contudo, são significativas nas moléculas apolares, pois só aí os seus efeitos são sentidos.
* Com isto em mente, vamos analisar as afirmações dadas. *
a) Falsa. As Pontes de Hidrogênio nada têm que ver com a formação de dipolos induzidos, mas antes com a eletronegatividade em pontos específicos das moléculas.
b) Verdadeira. As Forças de London são parte das Forças de Van der Waals e existem entre dois dipolos instantâneos/induzidos.
c) Falsa. Dipolos permanentes ocorrem em moléculas polares, uma vez que estas possuem momento dipolar não nulo.
d) Falsa. No estado líquido ou sólido, as moléculas estão mais próximas e os polos formados não são permanentes.
e) Falsa. No estado líquido ou sólido, as moléculas estão mais próximas e as Ligações de Hidrogênio nada têm a ver com a deformação instantânea duas nuvens eletrônicas.
Para mais exercícios sobre Interações Intermoleculares, acesse:
https://brainly.com.br/tarefa/31502926
#SPJ9