Portugal esteve de olho, principalmente, nas descobertas de ouro e prata sobre as quais a Espanha começava a dar notícias na Península, a respeito das descobertas desses metais preciosos em seus “domínios”. Poder tornar-se próspero com as aventuras marítimas aguçava o imaginário popular dos peninsulares que, até então, estavam impossibilitados a ter qualquer tipo de ascensão social. Essa novidade – as navegações – fazia com que se lançassem às aventuras incentivadas por seus reis e nobres. Também dentro desse contexto de buscar o novo e a prosperidade, principalmente, nos séculos XV e XVI e até o século XVII, havia casos em que a “fuga” se fazia em ocasiões de perseguição política a determinados grupos, outros grupos de pessoas de um país fugia das disputas religiosas.
Quando foram iniciadas essas perseguições e qual foi o reformador responsável pelo conflito com o Papa?
a. O reformador Ulrico Zuinglio se indispôs com Roma, no ano de 1531, e daí surgiu uma forte perseguição aos protestantes.
b. A perseguição começou no ano de 1531, após Erasmo de Roterdã questionar o poder do papado
c. As perseguições se iniciaram no início do século XVII, com a reforma Anglicana, por meio do rei Henrique.
d. A perseguições se dirigiram contra Calvino, na segunda metade do século XVI.
e. Iniciou-se em 1517, com a revolta de Lutero contra o domínio do Papa e da Cúria Romana sobre grande parte do território conhecido hoje como Alemanha.
Respostas
respondido por:
0
Resposta:
Resposta E:
Explicação:
O estopim da Reforma Protestante aconteceu em 1517, quando Martinho Lutero se deparou com o dominicano Tetzel que vendia indulgências em Wittnberg. Em resposta, no dia 31 de outubro, escreveu 95 teses que criticavam a Igreja Católica e Papa, fixando-os na porta da Catedral de Wittenberg.
Perguntas similares
3 anos atrás
3 anos atrás
3 anos atrás
5 anos atrás
5 anos atrás
7 anos atrás
7 anos atrás