Identifique a alternativa correta justifique sua resposta em seu caderno nos tempos coloniais além do açúcar eram produzidos no Brasil gêneros como fumo algodão cacau couro entre outros
Respostas
A alternativa incorreta sobre a economia do Brasil colonial é a letra D, pois o gado auxiliou o país também na expansão territorial, além de servir de tração animal nos engenhos de cana-de-açúcar.
Pecuária colonial
O desenvolvimento da pecuária durante o período colonial ocorreu paralelamente ao próprio processo de colonização, quando os portugueses trouxeram o primeiro gado para transporte de animais, consumo local e transporte de mercadorias e pessoas.
Com o tempo, esse aumento de rebanhos criou problemas para os produtores de cana-de-açúcar. Afinal, a pecuária acabou ocupando o espaço originalmente reservado para o desenvolvimento da economia açucareira.
Com o tempo, as fazendas de gado passaram a ocupar áreas dentro do território que não interferiam na produção açucareira litorânea. Essa experiência, principalmente no Nordeste, permitiu a entrada dos primeiros fazendeiros na área, rompendo os limites do Tratado de Tordesilhas.
Questão:
Identifique a alternativa INCORRETA e justifique sua escolha em seu caderno.
a) Nos tempos coloniais, além do açúcar eram produzidos no Brasil gêneros como fumo, algodão, couro, cacau, entre outros.
b) O fumo ou tabaco era um produto muito consumido, tanto aqui quanto no exterior. Na África, era trocado por africanos escravizados.
c) O algodão produzido nos atuais estados do Maranhão, Pernambuco, Ceará e Pará era exportado para a Inglaterra.
d) O gado produzido no Brasil colonial servia apenas como alimento. A pecuária, portanto, era insignificante na economia colonial.
Para mais informações sobre a pecuária colonial, acesse:
https://brainly.com.br/tarefa/34412993
#SPJ4