analise o quadrinho e responda:
a. Entre um quadrinho e outro, passaram-se 5 anos. O que os diferencia? Utilize dois argumentos para elaborar sua explicação.
b. O que é o Direito Divino dos Reis? Por que para o autor trata-se de um mito?
c. Pesquise o significado da palavra soberania. Por que o autor a inseriu na cena representada?
Respostas
A) A diferença entre os quadrinhos, ainda que só tenha passado 5 anos, é que no primeiro existe uma sociedade pautada pela nobreza e um sistema político em que o rei é soberano, chefe supremo da nação. Enquanto no segundo, a burguesia toma o poder e começa a transformar a sociabilidade, destituindo o rei, inclusive, guilhotinando-o.
B) O Direito Divino dos Reis é uma doutrina classificada como política, religiosa e jurídica, que determina que o poder é uma dádiva de Deus aos reis. Isso é um mito porque é uma narrativa, uma realidade independente, que tem caráter simbólico.
C) A palavra soberania pode significar superioridade, domínio ou poder. Essa palavra foi inserida na cena representada pelo autor porque a Revolução francesa rompeu com a soberania dos reis e das monarquias absolutistas para instaurar uma soberania do povo, sendo deste que emana todo o poder.
Revolução Francesa
O quadrinho representa os efeitos da Revolução Francesa, que foi um evento revolucionário que aconteceu na França, a partir de 1789. Essa revolução botou fim aos privilégios, rompeu com o Antigo Regime e marcou a história ocidental, empreendendo uma nova visão de mundo, pautada pelo lema "liberdade, igualdade e fraternidade".
Continue estudando sobre revolução francesa em: https://brainly.com.br/tarefa/22840208
#SPJ1