A recuperação de alguns pontos básicos da proposta governamental permite perceber que a execução da Reforma do Estado choca-se com as conquistas sociais obtidas na Carta Constitucional de 88. A conjuntura contemporânea perpassa pelo ideário neoliberal e seus rebatimentos incidem diretamente na efervescência da questão social e suas múltiplas expressões. SIKORSKI, Daniela; CUNHA, Maria Cristina Araújo de Brito. Questão Social na Contemporaneidade. Maringá: Unicesumar, 2016. Assinale a alternativa que apresente os princípios da Reforma do Estado. Alternativas Alternativa 1: Privatização, descentralização e focalização. Alternativa 2: Privatização, centralização e focalização. Alternativa 3: Privatização, centralização e setorização. Alternativa 4: Privatização, descentralização e setorização. Alternativa 5: Publicização, descentralização e focalização.
Respostas
Resposta:
Privatização, descentralização e focalização
Explicação: página 131 do livro Questão Social na Contemporaneidade.
São princípios da Reforma do Estado a privatização, descentralização, focalização, diminuindo os gastos do Estado. Alternativa 1.
Reforma do Estado
As reformas foram introduzidas no Brasil pelo presidente Fernando Collor. Foram realizadas algumas privatizações e o serviço público foi colocado como responsável pelos problemas do Brasil. A reforma ganhou gás no governo de FHC, e buscava criar um novo modelo de crescimento baseado no neoliberalismo.
O governo estabeleceu a racionalização dos gastos públicos, privatizações, abertura de mercado e reorientação das políticas sociais. Algumas consequências foram as altas taxas de desemprego, exclusão social, aumento da pobreza e da desigualdade social, terceirização e redução de salários.
Leia mais sobre Neoliberalismo: https://brainly.com.br/tarefa/5060344
#SPJ2