1. A luta antimanicomial brasileira se iniciou na década de 70. Um movimento com participação significativa foi o Movimento dos Trabalhadores de Saúde Mental (MTSM). Assinale a alternativa correta a respeito do MTSM.
A. Trata-se de um partido politico (hoje extinto) cuja principal bandeira era a luta pelos direitos dos trabalhadores de saúde mental, assim como dos usuários.
B. Trata-se de um movimento sindicalista que se propunha a lutar por melhores condições de trabalho para os trabalhadores de saúde mental, assim como fechamento dos manicomios.
C. Seus participantes eram os trabalhares de saúde mental dos CAPS, ambulatórios de psiquiatria e outros serviços de saúde mental extra-hospitalares, já que os últimos defendiam o sistema vigente.
D. Além de trabalhadores de saúde mental, também participaram acometidos por transtornos mentais, seus familiares e sindicalistas que criticavam o modelo de assisténcia vigente. O
E. Dentre suas bandeiras estava a luta pelos direitos humanos, defesa do SUS, criticas ao saber psiquiátrico e defesa de assistencia multiprofissional de base comunitária -53 &
Respostas
resposta:letra C comfia
Resposta:
Além de trabalhadores de saúde mental, também participaram acometidos por transtornos mentais, seus familiares e sindicalistas que criticavam o modelo de assistência vigente.
Explicação:
O MTSM era constituído por trabalhadores de saúde mental, inclusive aqueles que trabalhavam nos manicômios e não concordavam com a violação de direitos humanos. Ademais, o movimento também contava com portadores de transtorno mental, familiares e sindicalistas. O movimento criticava o modelo asilar por conta da violência cometida nos manicômios, desrespeito aos direitos humanos, hegemonia da rede privada de assistência hospitalar e crítica ao saber psiquiátrico. Assim, não se tratava de um partido político ou sindicato de trabalhadores e sua criação precede a existência do SUS.