Para o desafio desta unidade, vamos elaborar uma linha do tempo de um determinado produto (pode ser de alimentação, transporte, vestuário), apontando os principais acontecimentos que retratem a evolução da economia na sociedade, até chegarmos aos dias atuais. Não é preciso se prender a datas e sim ao processo evolutivo, mostrando como cada mudança de determinado período influenciou na forma como o determinado produto é comercializado hoje. Para isso, leve em consideração os primórdios da sociedade de consumo, as principais mudanças e os impactos de cada um desses períodos.
- Orientação de resposta do aluno:
Procura-se com esse desafio que o aluno consiga organizar os principais acontecimentos que influenciaram na evolução da economia para que esta chegasse à situação atual. A linha do tempo irá representar o processo evolutivo, induzindo-o a compreender que o marketing surgiu dessa evolução, que não se trata de uma movimentação estática, mas sim em constante aprimoramento.
Respostas
Resposta:
Seguido do surgimento do marketing, quando o foco passa a ser no cliente e não no produto, assim as empresas passaram a produzir produtos mais ...
27 votos
Resposta:PADRÃO ESPERADOExplicação:No início os indivíduos produziam somente o que ... Mais
4 votos
Resposta:Início: Produzir somente o essencial que será consumido. Nômades, vestuário e alimentos ... Mais
Resposta: Padrão de resposta esperado
Explicação:
No início os indivíduos produziam somente o que seria consumido. A vida era nômade e somente baseada na subsistência, os alimentos, vestuários e outros eram produzidos em pequena escala. Em seguida percebeu-se que era possível melhorar a produção com a especialização das manufaturas. Cada membro da família passou a se dedicar a uma tarefa exclusiva, no caso de vestuário, um costurava, outro cortava e assim por diante. As famílias deixaram de ser nômades e se fixaram em pequenas cidades, onde surgiram os primeiros centros comerciais. A partir desses centros surgiram as primeiras moedas, que substituíram as trocas entre os produtos - ao invés de trocar roupa por alimento, a roupa passou a ser trocada por moeda. A linha do tempo deve seguir com a revolução industrial, mostrando como o maquinário aumentou a produção de roupas, de veículos de transporte e outros exemplos. A linha deve seguir com a queda da bolsa de 1929 que influenciou na mudança de comportamento dos compradores, fazendo com que os vendedores precisassem de mais dedicação e conhecimento para vender o produto. Seguido do surgimento do marketing, quando o foco passa a ser no cliente e não no produto, assim as empresas passaram a produzir produtos mais específicos e direcionados, roupas com mais opções de cortes, cores e modelos, eletrodomésticos com diferentes funções, e assim sucessivamente. A linha se finaliza com a economia da experiência, mostrando como uma roupa, um carro ou outro produto passou a ser visto pelo cliente como uma experiência, um momento importante, e não só um objeto a ser consumido.